Associação de passageiros sobre trilhos é constituída

20/12/2010 - Revista Ferroviária

Empresas privadas do setor metroferroviário constituíram e irão formalizar, no dia 10 de janeiro, a criação da ANPTrilhos (Associação Nacional de Passageiros sobre Trilhos). A empresa, que terá seu escritório instalado em Brasília, buscará realizar ações e estudos que incentivem o transporte de passageiros sobre trilhos no país.

O modelo da ANPTrilhos será baseado na ANTF (Associação Nacional dos Transportes Ferroviários), entidade civil sem fins lucrativos que promove o transporte ferroviário de cargas. As empresas fundadoras da nova associação são a própria ANTF, o Metrô Rio, a Abifer (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária) e a Abottc (Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais). Outras empresas privadas e também públicas poderão se associar.

Segundo Joubert Flores, diretor de relações institucionais do Metrô Rio e presidente da ANPTrilhos, a ideia é utilizar a associação para dar continuidade e promover, com mais ênfase, os incentivos que têm sido feitos ao setor metroferroviário nos últimos anos. “Nós temos duas das mais populosas cidades do mundo (São Paulo e Rio de Janeiro) e não temos estrutura de tansporte sobre trilhos compatível com essa demanda. Então é óbvio que estamos defasados e precisamos demonstrar que isso é viável economicamente e socialmente”, afirma.

Além de Joubert Flores, outros nomes já foram confirmados no corpo administrativo da ANPTrilhos: João Gouveia, da Supervia, como diretor técnico; Sávio Neves, da Abottc, como diretor institucional; Rodrigo Vilaça, da ANTF, na área financeira, e Vicente Abate, da Abifer, na área comercial. O escritório, localizado na Confederação Nacional do Transporte, em Brasília, iniciará as atividades em janeiro.