Ministro autoriza início de obras da Variante Ferroviária de Camaçari (BA)

22/11/2010 - Transporta Brasil - Marília Brandão
 
Construção vai diminuir o tempo de viagem entre o polo petroquímico de Camaçari ao Porto de Aratu de 67 pra 19 minutos. Novo trecho tem previsão de entrega de 18 meses




As obras de construção da Variante Ferroviária de Camaçari (BA) devem ser iniciadas às 10h desta segunda-feira (22), com a autorização do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. O novo trecho liga o polo petroquímico de Camaçari ao Porto de Aratu e tem previsão de entrega em 18 meses.

A variante desvia o trajeto da linha férrea, que hoje passa por dentro do município de Camaçari, e encurta em 15 quilômetros a distância entre o polo e o porto. Este desvio deve diminuir o tempo de viagem, de pouco mais de uma hora para 19 minutos, já que os trens poderão trafegar com o dobro da velocidade possível num sistema viário urbano. As mudanças devem diminuir o número de acidentes e o fim dos conflitos entre ferrovia e circulação de pedestres e veículos.

A cidade de Camaçari é responsável por 30% do PIB baiano e exporta US$ 2,3 bilhões por ano. O Polo Petroquímico é o principal gerador de carga ferroviária no Estado, com 6.400 toneladas diárias. Deste número, aproximadamente 4.000 toneladas são de produtos perigosos e tóxicos, o que torna a isolação do tráfego ferroviário ainda mais necessária.

A obra da variante está avaliada em R$ 99,6 milhões e inclui a construção de nove obras de arte especiais, incluindo passagens inferiores, uma ponte e um viaduto. O novo trecho também terá rampas menos íngremes e curvas mais largas. Com as obras, mais de 2.000 novos empregos diretos e indiretos serão gerados na região.

Com informações de DNIT.