Trem de alta velocidade tem parada em VR confirmada e deve ficar pronto em 2032


20/03/2024 - Diário do Vale

Concessionária do TAV negociou R$ 50 bi para o projeto; início das obras está previsto para 2027


Trajeto entre Rio e São Paulo terá estações em S. José dos Campos e Volta Redonda. (Foto: Reprodução)


Volta Redonda – O governo federal aprovou o projeto de construção de um trem de alta velocidade interligando São Paulo e Rio, com paradas em São José dos Campos e Volta Redonda. A informação consta no site da TAV Brasil, a empresa constituída para construir e operar a ferrovia. O prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto, recebeu bem a notícia e afirmou que a prefeitura vai apoiar a iniciativa:

— Vamos torcer para que saia do papel. É um projeto gigante e com grande alcance econômico e social. No que depender da gente, da prefeitura de Volta Redonda, vamos apoiar — disse Neto.

Desde 22 de fevereiro do ano passado, a empresa está autorizada a trabalhar. Nessa época, a Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou a celebração de Contrato de Adesão, por meio de autorização, para a construção e exploração de estrada de ferro localizada entre São Paulo/SP e Rio de Janeiro/RJ, pelo prazo de 99 anos. Trata-se de um requerimento particular da empresa TAV Brasil Empresa Brasileira de Trens de Alta Velocidade SPE LTDA.

Nesse período de pouco mais de um ano, segundo informações do site noticioso “O Cafezinho”, a empresa executou planejamento e negociou acordos para obter os R$ 50 bilhões em recursos necessários. Seis acordos de confidencialidade foram fechados com grupos internacionais, segundo o site.

Após a assinatura do Contrato de Adesão pela ANTT, a TAV Brasil precisa cumprir etapas como apresentação de licença ambiental prévia, de licença de instalação e licença de operação; cada uma com seus devidos prazos. O próximo é a entrega de estudo de viabilidade, até o fim de 2024. A construção da ferrovia deve começar em 2027 e a operação, em junho de 2032.

As extremidades da ferrovia ficarão no distrito de Pirituba, na região noroeste da capital paulista, e em Santa Cruz, na Zona Oeste do Estado do Rio. O projeto prevê que os passageiros acessem as zonas centrais das capitais via sistema ferroviário urbano.

As estações intermediárias de Volta Redonda e São José dos Campos também ficarão fora da região central das duas cidades. Nenhuma das duas cidades conta com transporte ferroviário urbano, o que indica que as ligações com o centro serão feitas via ônibus, táxis ou carros de aplicativo.

Idas e vindas

O projeto inicial do trem de alta velocidade parou no fim do primeiro mandato de Dilma Rousseff, por causa da grande dependência de injeção de recursos governamentais. A nova versão da iniciativa, desta vez, se baseia no modelo de concessão, em que a iniciativa privada se responsabiliza pelos investimentos e recebe retorno pelo faturamento gerado pela ferrovia.

A ANTT publicou no Diário Oficial da União do dia 22 de fevereiro do ano passado a deliberação que aprova um contrato de concessão por 99 anos da via férrea com a TAV Brasil.