Transnordestina

Mais de 4 mil empregos serão gerados no Ceará com a construção da ferrovia Transnordestina em 2023 

02/06/2023 - Click Petróleo e Gás

Por Roberta Souza

O montante de empregos que serão gerados pelas obras da ferrovia no Ceará vai ter um aumento de 200% neste ano, beneficiando os moradores da região




A construção da ferrovia Transnordestina no Ceará está em andamento, impulsionando a empregabilidade na região. Com duas fases já em progresso, a obra está atualmente empregando quase 2 mil pessoas em seus canteiros de obras. No entanto, espera-se  que esse número aumente consideravelmente neste ano, atingindo cerca de 6 mil empregos. Isso significa que há um aumento de 200% previsto para os postos de trabalho, à medida que as intervenções forem iniciadas em outros quatro trechos. 

Previsão de início das obras do trecho Acopiara-Itapiúna ainda este ano 

De acordo com o cronograma do projeto, está previsto que as obras do trecho que liga Acopiara a Itapiúna sejam iniciadas ainda este ano. Essa etapa adicional pode impulsionar significativamente o número de empregos gerados pela Transnordestina no estado do Ceará. Apesar dos desafios enfrentados, a construção da ferrovia fortalecerá a infraestrutura de transporte e aumentará a competitividade do Nordeste brasileiro, promovendo a integração socioeconômica com outras regiões do país. 

O potencial de emprego da Transnordestina 

Tufi Daher Filho, diretor-presidente da Transnordestina Logística S/A, empresa responsável pelo projeto, destaca que cada lote de obras gera entre 900 e 1.000 empregos diretos. Considerando que há previsão de seis trechos com obras ao longo do ano, a ferrovia poderá empregar até 6 mil cearenses, o que representa um impulso significativo para a economia local. 

No entanto, é importante ressaltar que as contratações não ocorrem todas de forma imediata. Elas são realizadas de forma gradual, à medida que as obras avançam em cada trecho. Essa abordagem garante que o recrutamento de cearenses para o trabalho nas obras seja feito de acordo com as necessidades e o progresso da construção da ferrovia, permitindo uma gestão eficiente dos recursos humanos envolvidos no projeto. 

Projeto da ferrovia cearense conta com 1.753 km de extensão e abrange 3 estados diferentes 

A Transnordestina é um importante projeto de infraestrutura ferroviária que visa ligar o interior dos estados do Nordeste brasileiro ao litoral, abrangendo os estados do Piauí, Ceará e Pernambuco. Sua construção teve início em 1997, mas sofreu diversos contratempos e atrasos ao longo dos anos, enfrentando desafios financeiros, burocráticos e ambientais. A obra é conduzida pela Transnordestina Logística S/A, empresa privada criada para implementar e operar a ferrovia. 

A ferrovia terá um total de 1.753 quilômetros de extensão, conectando as cidades de Eliseu Martins (PI) a Salgueiro (PE), passando por importantes cidades do interior nordestino, como Crateús (CE), Missão Velha (CE) e Arcoverde (PE). A Transnordestina contará com dois ramais, sendo um deles direcionado ao Porto de Pecém, no Ceará, e outro ao Porto de Suape, em Pernambuco. Isso possibilitará um transporte mais eficiente de mercadorias para o comércio nacional e internacional. 

Além de facilitar o transporte de cargas, a Transnordestina também trará benefícios socioeconômicos para as regiões que atravessa. A construção da ferrovia gera empregos diretos e indiretos, impulsiona o comércio local e contribui para o crescimento das áreas atendidas. Além disso, a ferrovia reduzirá a dependência do transporte rodoviário, diminuindo os custos logísticos e os impactos ambientais relacionados ao transporte de carga.