Bahia

"Viagem de trem Feira Salvador poderá levar 30 minutos", diz engenheiro responsável pelo projeto

21/06/2023 - Conectado News

Por Hely Beltrão

O Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) comentou, em entrevista coletiva concedida logo após realizar a entrega de obras no município de Serrinha na tarde de sábado (17), sobre os estudos para implantação do trem Feira -Salvador, afirmando que o trem sairia de Águas Claras e poderia chegar até a região da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana).

Ao Conectado News, o engenheiro responsável pelo projeto, Danilo Ferreira, deu maiores detalhes sobre o projeto, que segundo ele, pretende integrar o transporte ferroviário e rodoviário, região metropolitana de Salvador e Feira de Santana, sendo em Feira a primeira parada no distrito de Humildes.

"Existe sim a viabilidade econômica, maior atualmente do que quando realizamos este estudo em 2017 com base nos números de 2013 a 2014, feitos pela UFBA (Universidade Federal da Bahia) e depois com dados do governo federal, telefonia celular e de movimentação que tem uma base nacional, utilizamos essas bases e estabelecemos um modelo econômico financeiro para viabilizar. Qual a grande estratégia desse trem? Esse trem vai ligar Feira – Salvador, saindo do ponto que tem a maior concentração de pessoas da capital, que vai ser a estação de Águas Claras, onde será construída a nova rodoviária utilizando-a para viabilizar parte desse investimento, ou seja, você deixa de construir estações, economiza parte desses recursos. A conexão desse trem  chega aqui em Feira de Santana, onde teremos duas estações especificamente, sendo a primeira uma estação de ponto rodo ferroviário, que é a grande estratégia desse trem que é conectar Salvador e toda a região metropolitana de Feira e Salvador em todo o estado da Bahia através de transporte interurbanos e também através dos transportes de quem vem com seus carros, para as pessoas que forem destino a Salvador deixarem seus carros nas estações e seguir em direção ao trem, ou seja, você vai pegar o trem para Salvador e evitar transitar pela BR324 que está exaurida do ponto de vista de carregamento, temos buscado essas saídas, a modelagem indica que teremos uma taxa de retorno de investimento maior do que 9% e isso nos dá uma condição de viabilidade muito boa, a partir do momento que temos a perspectiva futura da redução da taxa de juros para que esses investimentos possam começar a ser viáveis não só do ponto de vista de estratégia e recursos, mas de dinheiro, que é o grande vilão hoje para que possamos alavancar o projeto e tenha viabilidade econômica", disse.

Segundo o engenheiro, o trem atenderá não somente Feira e Salvador, mas também os municípios da região metropolitana de ambas as cidades.

"Ele sai de Águas Claras em Salvador, porque existe na modelagem do projeto a possibilidade do compartilhamento com o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), não como o trem do subúrbio que está sendo pensado em Salvador, mas em outro modelo, com outro tipo de cabo, chamado trem tipo, que compartilhará essa rede de Águas Claras até Simões Filho, daí ele iria em direção a Camaçari e Dias D'ávila, através da rede ferroviária antiga e segue de Simões Filho a Águas Claras, depois segue em direção a Candeias, depois ele chega até Santo Amaro, que a intenção desta estação é ser um grande portal de desenvolvimento para o recôncavo baiano, resgate do turismo da região de Cabuçu e Madre de Deus, potencializando a economia da região, a requalificação das vias que levam a estação ferroviária, lembrando que a ideia do trem é que possamos estabelecer na estação um grande centro de convergência de pessoas, de transporte público de pessoas e carros. Na sequência, ele chega na principal estação do sistema, que é a estação de Humildes, já em Feira de Santana, BR101, nas imediações do Posto São Gonçalo, onde tem um grande aglomerado de terrenos, que futuramente poderá ser uma grande entreposto de cargas, levando dali para os portos de Aratu. A estação de Humildes será um terminal rodoferroviário, sob a perspectiva de integrarmos os transportes de todo o estado da Bahia que vão em direção a capital", afirmou.

Danilo conclui, afirmando que o tempo de viagem entre os principais destino, Feira-Salvador será de 30 minutos.

"O grande detalhe da viabilidade econômica e o porquê da velocidade, devemos levar em conta, que, quando você chega em um determinado ponto até a sua espera é contabilizada como tempo de viagem, entre a espera e a viagem, determinamos que o usuário não poderia aguardar mais que 45 minutos, então, essa estratégia estabeleceu uma média de velocidade da via em torno de 180 km/h, o tempo de viagem de Humildes até Águas Claras seria de 30 minutos. Em Feira de Santana a ideia é que a estação possa chegar até o Anel de Contorno, que na condição de reestruturação inclusive do terceiro trecho, também fazer ali na região do Hospital da Criança (HEC) uma estação rodoferroviária, pensando no deslocamento da rodoviária para lá. A ideia é tirar todos os ônibus que estão no centro da cidade e colocar no anel de contorno", concluiu.

Confira a entrevista na íntegra abaixo.