Portugal

Inauguração do primeiro troço de caminho de ferro em Portugal

28/10/2022 - Antena 1

Em 28 de outubro de 1856, foi inaugurado o primeiro troço de caminho de ferro em Portugal. Tinha 36 Km e ligava Lisboa ao Carregado, demorando a viagem 40 minutos.

No dia da inauguração, o comboio Real, puxado pelas locomotivas Santarém e Coimbra seguia com o Rei Dom Pedro V a bordo e o Cardeal Patriarca de Lisboa, para abençoar a nova tecnologia.

No dia seguinte, seria aberto ao público com duas viagens de ida e volta por dia, uma de manhã e outra de tarde. O comboio era composto por duas locomotivas (a “Portugal” e a “Coimbra”) e dezasseis carruagens.

A linha era explorada pela companhia real dos caminhos-de-ferro portugueses, modificando a bitola utilizada de via estreita (1,45) para via larga (1,67), ficando na altura responsável pela construção das linhas do Leste e do Norte.

O comboio não foi evolução unanime. Muitos escritores da época criticaram-no. Almeida Garrett, por exemplo, considerava que o caminho-de-ferro "não era o tipo de progresso que o país precisava" e receava que o novo meio de transporte agravasse o fosso entre as grandes cidades do litoral e o interior.

A 1 de Julho de 1861 seria concluída a ligação do Carregado a Santarém.