Ferrovia Estadual MT

Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio Vuolo
Status: Em construção desde 2022

Responsável: Rumo Logística

Ligação: Rondonópolis - Lucas do Rio Verde, com ramal para Cuiabá
Extensão: 743 Km
Bitola: 1.600 mm
Área de atuação: Mato Grosso

Municípios transpostos: Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Santa Rita do Trivelato, Rosário Oeste, Planalto da Serra, Nova Brasilândia, Primavera do Leste, Campo Verde, Dom Aquino, Poxoréu, São Pedro da Cipa, Juscimeira, Jaciara, Rondonópolis, Santo Antonio do Leverger e Cuiabá.


Histórico

Em setembro de 2021, foi assinado o contrato entre o governo do estado do Mato Grosso e a Rumo Logística para a construção da Ferrovia Estadual, orçada em 15 bilhões de reais.

Em 13 de junho de 2022, a Rumo foi autorizada a iniciar as obras de construção do primeiro trecho da ferrovia, com 8,67 km de extensão começando por Rondonópolis.

Segundo o cronograma, em 5 anos a ferrovia deveria alcançar Cuiabá e em 8 anos Lucas do Rio Verde.


Divulgação 2022


Em 7 de novembro de 2022, foi iniciada oficialmente a construção da Ferrovia Estadual, pelo viaduto da BR-163 próximo ao Terminal Ferroviário da Rumo de Rondonópolis.

Em 6 de abril de 2023, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Mato Grosso emitiu a Licença de Instalação do segundo trecho da Ferrovia Estadual, com 71,2 km de extensão, entre as cidades de Rondonópolis (MT) e Juscimeira (MT). 

Em 19 de junho de 2023, foi emitida a Licença de Instalação para a construção do terceiro trecho Ferrovia Estadual de Mato Grosso, com 108,4 km de extensão, entre Juscimeira e Primavera do Leste.


Obras de construção do viaduto sobre a BR-163 em Rondonópolis em dezembro/2023
Foto Sinfra-MT


REFERÊNCIAS:

Rumo obtém licença para iniciar ferrovia de Rondonópolis a Cuiabá. PNB Online. 14 junho 2022.

Construção da ferrovia que liga Juscimeira a Primavera do Leste é liberada. Primeira Página. 19 junho 2023.