Portugal

CP autorizada a comprar 117 comboios. "Dia histórico para a ferrovia", diz o Governo

15/07/2021 - Expresso

Por Pedro Lima

O Mecanismo Interligar a Europa pode financiar a ferrovia João Carlos Santos

Governo aprovou em conselho de ministros o lançamento de concurso estimado em 819 milhões de euros para reforçar o material circulante da empresa ferroviária. Serviços urbano e regional são as prioridades.

"É um dia histórico para a ferrovia nacional", disse o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, na conferência de imprensa após o conselho de ministros em que foi aprovada a autorização do governo para a compra de 117 automotoras elétricas pela CP.

O concurso ascende a 819 milhões de euros e corresponde à compra de 62 automotoras para o serviço urbano. 34 serão para a linha de Cascais, que tem os comboios mais velhos do país, 16 para outras linhas da área metropolitana de Lisboa (Sintra, Azambuja e Sado) e 12 para o Porto.

Depois haverá mais 55 automotoras elétricas para o serviço regional em todo o país.

Os comboios começarão a chegar a partir de 2026, explicou Pedro Nuno Santos, sendo que deverão estar entregues todas as 117 automotoras até 2029.

Este concurso junta-se a mais 22 unidades de um concurso já lançado para o serviço regional. São 139 novos comboios após vários anos de desinvestimento no sector, destacou o ministro.

Estas aquisições serão financiadas através do quadro financeiro plurianual, explicou Pedro Nuno Santos.

A acompanhar este anúncio, o Governo avançou também com a reprogramação dos encargos plurianuais para a compra dos 22 comboios do primeiro concurso que já está fechado - atribuído ao grupo suíço Stadler - no valor de 158 milhões de euros. Para a criação do Associação Centro de Competências Ferroviário estão destinados 6,35 milhões de euros.

Foi também dada autorização à Infraestruturas de Portugal para a contratação de estudos e projetos no âmbito do Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI 2030).