FICO

Ferrovia de Integração Centro-Oeste
EF-354
Status: em construção

Responsável: Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A.

Ligação: Mara Rosa (GO) - Lucas do Rio Verde (MT)
Extensão: 888 Km
Bitola: 1.600 mm
Área de atuação: Goiás e Mato Grosso
Cargas transportadas: grãos e algodão

Antecedentes

A Ferrovia de Integração Centro-Oeste, faz parte do plano de construção da Ferrovia Transcontinental, ligando o Porto de Açu, no litoral fluminense, à localidade de Boqueirão da Esperança, no Acre, viabilizando a ligação entre os oceanos Atlântico, no Brasil, e o Pacífico, no Peru.

Numa primeira etapa, efetuará a ligação do norte do estado do Mato Grosso com a Ferrovia Norte Sul, possibilitando o escoamento da produção agrícola para os portos de exportação.

Histórico

Em 2009, o Ministério dos Transportes lança os estudos preliminares da Ferrovia, o estudo de impacto ambiental (EIA/Rima) e o projeto básico.

Em 2010, a empresa pública Valec - Engenharia, Construções e Ferrovias, vinculada ao Ministério dos Transportes, finaliza o projeto básico do segmento Campinorte (GO) – Água Boa (MT). 

No dia 23 de julho de 2010, é realizada, na Câmara Municipal de Campinorte (GO), a Audiência Pública de apresentação do projeto de construção de Ferrovia. No mesmo mês são realizadas audiências públicas em Vilhena (RO) e Lucas do Rio Verde (MT).

Em 2011, a Valec inicia a elaboração do Edital da licitação para a contratação das empresas responsáveis pela construção do trecho Campinorte (GO) - Lucas do Rio Verde (MT).

Em 2012 é concluída a elaboração do projeto básico do trecho Água Boa (MT) -  Lucas do Rio Verde (MT).

No dia 5 de junho de 2012, a Valec publica no Diário Oficial da União, o edital para a elaboração do projeto executivo para implantação da Ferrovia Transcontinental (EF- 354), no trecho entre Campinorte (GO) e Lucas do Rio Verde (MT). A concorrência, do tipo técnica e preço, contemplava os lotes 01, 02, 03, 04, 05, 06 e 07. A entrega das propostas estava marcada para o dia 24 de julho de 2012, na sede da Valec, em Brasília

Em 2018, o traçado do projeto básico é parcialmente alterado. Entre as principais mudanças, o ponto de conexão com a Ferrovia Norte-Sul é transferido do município de Campinorte (GO) para a cidade Mara Rosa (GO).

No dia 29 de julho de 2020, o Tribunal de Contas da União (TCU) aprova a renovação antecipada da concessão da Ferrovia Vitória-Minas, da Companhia Vale. Em contrapartida, parte do valor da outorga deveria ser repassado para a construção do trecho Água Boa (MT)  - Mara Rosa (GO) da FICO.



Em setembro de 2020,  o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autoriza a construção do trecho Mara Rosa (GO) - Água Boa (MT), com 383 quilômetros de extensão.

Em agosto de 2021, a Vale iniciou as atividades de pré-instalação da obra da Fico, com a execução de sondagens de campo, elaboração do projeto executivo e contratação da empresa de engenharia.

Em 17 de setembro de 2021, com a presença do presidente da república, Jair Bolsonaro, foi realizada em Mara Rosa a cerimônia de instalação do primeiro canteiro de obras da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste.


Lançamento da obra da FICO 


Em 16 de dezembro de 2021, a Agência Nacional de Transportes Terrestres aprova a construção dos primeiros 30 Km da Ferrovia de Integração Centro-Oeste, a partir de Mara Rosa.


Ferrovia Norte Sul em janeiro de 2023
Divulgação Infrasa



Resumo do Trecho Mara Rosa - Água Boa

383 Km de extensão
10 pátios de cruzamento
1 pátio de formação de trens em Mara Rosa (GO)
2 pátios de carga/descarga, sendo um em Água Boa (MT) e outro em Nova Crixás
18 pontes
3 viadutos
Previsão de entrega: 2028

Em março de 2022, a empresa Traterra inicia os serviços de supressão vegetal.


Início dos serviços de supressão vegetal em 9 de março de 2022


Em maio de 2022, foram iniciadas as obras de construção da ferrovia. Em agosto do mesmo ano as frentes de serviço concentravam-se entre os quilômetros 0 e 12.

Em 4 de abril de 2022, a empreiteira Sanches Tripoloni instala-se  em Mara Rosa. Em junho do mesmo ano, no marco 0 na saída de Mara Rosa, iniciou o serviço de terraplenagem.

Em 15 de março de 2023, proveniente do Porto de Itaqui, foi entregue a primeira remessa dos trilhos da ferrovia. 

Em abril de 2023, foi concluído o processo de desapropriação de 50 quilômetros de terras localizadas na faixa de domínio da ferrovia nos municípios de Crixás e Santa Terezinha de Goiás, totalizando assim 80 quilômetros de frente de obras liberadas para construção. 


Andamento das obras em maio de 2023
Divulgação Ministério da Infraestrutura


REFERÊNCIAS:

ABE, Érica. Campinorte (GO) recebe audiência pública da Ferrovia Centro-Oeste. CNT Notícias. 22 julho 2010.

Segunda etapa da FICO não tem previsão de início. Expresso MT. 23 agosto 2011.

Valec vai licitar projeto de R$ 70 milhões para a FICO. Valor Econômico. 5 junho 2012.

Valec licita projeto de trecho da Transcontinental. Revista Ferroviária. 14 junho 2012.

Decisão do TCU garante expansão da Ferrovia da Integração para Mato Grosso. Só Notícias. 29 julho 2020.

GOMES, Eduardo. Água Boa não se preparou para o trem. E agora ? Boamidia. 24 novembro 2020.

AMADO, Guilherme. Vale diz que gastará R$ 6 bilhões a mais que o governo orçou para ferrovia. Metrópoles. 25 agosto 2021.

VILELA. Pedro Rafael. Com nova MP, governo recebe pedidos para 10 ferrovias. Agência Brasil. 2 setembro 2021.

GONZAGA, Bernardo. Agência de transportes dá aval para construção de 4 projetos de ferroviários. Poder 360. 16 dezembro 2021.

Obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste avançam e são vistoriadas pelo MInfra. Interativa FM. 09 setembro 2022. 

Desapropriações são concluídas e primeiro trecho de ferrovia entre MT e Goiás é liberado para obras. Só Notícias. 11 abril 2023.