Consórcio estuda trem de passageiros entre capital e interior de SP

02/03/2018 - AEC Web

Texto: Nathalia Lopes

Análise de viabilidade técnica inicial avaliará uso compartilhado de vias férreas usadas no transporte de cargas na rota entre a capital e a cidade de Americana consorcio-trem-macrometropole.

consorcio-trem-macrometropole
O responsável pelo estudo é o Consórcio alemão Pró-TL (Crédito: divulgação/Governo do Estado de São Paulo)

01/03/2018 | 13:00 – A Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo contratou o Consórcio Pró-TL para realizar um estudo inédito que dará origem a um novo sistema de transportes para a Macrometrópole de São Paulo – área geográfica que considera a região metropolitana da capital, Santos, Sorocaba, Campinas, São José dos Campos e a conexão com São Sebastião. Nessa região se concentram 75% da população paulista e 80% do PIB do Estado.

O prazo para a execução do estudo é de 20 meses, entretanto já nos primeiros 90 dias serão disponibilizados os estudos necessários para a implantação do Trem Intercidades na rota São Paulo-Americana. O principal objetivo da análise é mostrar a possibilidade do compartilhamento das vias férreas atualmente existentes entre os transportes de carga (federal) e de passageiros (estadual).

Atualmente, o tráfego de pessoas e cargas entre as regiões da Mecrometrópole é feita principalmente pelo sistema rodoviário. O novo Plano Diretor de Mobilidade deve propor alternativas de transporte e logística da região, considerando o aproveitamento da infraestrutura existente – as quais poderão ser licitadas, de acordo com o Governo do Estado de São Paulo.

O Consórcio Pró-TL, responsável pelos estudos, é composto por cinco empresas lideradas pela DB Internacional Brasil Ltda., subsidiária do grupo Deutsche Bahn, a maior companhia operadora de ferrovias da Europa. Ele venceu outros 22 consórcios (46 empresas participantes) na licitação internacional.

Cronograma

Já na próxima semana, técnicos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Banco Mundial (BIRD) se reunirão com membros do Consórcio Pró-TL para definirem os detalhes do Trem Intercidades.

A intenção do Governo é que os estudos de pré-viabilidade sejam concluídos até maio desse ano. Na sequência, os técnicos do governo tentarão viabilizar os procedimentos de audiência e consulta pública até o primeiro semestre deste ano.