Secretário de Transportes Metropolitanos vem a Campinas para apresentar Trem Intercidades

22/05/2017 - Portal CBN Campinas

O Secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Clodoaldo Pelissioni, deve vir a Campinas no próximo dia 30 para fazer uma apresentação detalhada do projeto de implantação do Trem Intercidades, que na região de Campinas terá um trajeto de 135 km. 

Ao todo, contará com nove estações e com expectativa de atender até 60 mil passageiros por dia. O projeto completo ainda prevê que haja estações ligando São Paulo a Santos, Sorocaba e Pindamonhangaba, em um total de 431 km de percurso. 

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette comentou a importância de um projeto desse para a região. Segundo ele, um dos principais benefícios será a economia de tempo entre Campinas e São Paulo. 

O trecho de 135 quilômetros entre Americana e São Paulo, que tem custo estimado em 5 bilhões de dólares, será prioridade em função da demanda estimada. 

Segundo Donizette, as estradas já estão saturadas e, apesar de considerar que já há um atraso na implantação de modais ferroviários no país, o Trem Intercidades virá em bom momento 

As regiões metropolitanas de Campinas, São Paulo, Santos e São José dos Campos, somada à cidade de Sorocaba respondem por 53% da frota estadual de veículos e 63% de toda a população do Estado de São Paulo.