Pedro Taques consegue compromisso para trazer ferrovia a Cuiabá

28/10/2016 - Cenário MT

O governador Pedro Taques esteve reunido nesta sexta-feira (28.10), em São Paulo, com a diretoria do Grupo Cosan, concessionária da Ferronorte, para articular a expansão da ferrovia para o Norte do Estado, passando por Cuiabá. O presidente da empresa deu a sinalização positiva para o governador, afirmando que irá analisar os estudos do traçado levando em consideração o pleito do Governo de Mato Grosso. 

O diretor presidente da Cosan, Marcos Lutz, ressaltou o empenho do governador para que o projeto saia do papel e afirmou que o Grupo irá analisar com atenção a demanda, levando em consideração o pleito histórico para que Cuiabá esteja na área de abrangência dos trilhos. 

“Vamos estudar as alternativas para atender o pedido do governador em expandir o ramal para Cuiabá. Vemos muito valor naquela região e vamos seguir trabalhando junto com o Governo de Mato Grosso para dar continuidade ao projeto de expansão da ferrovia”, afirmou Lutz. 

O governador Pedro Taques lembrou que desde 1974 os cuiabanos e mato-grossenses trabalham e esperam ver concretizado esse projeto que irá trazer mais oportunidades de emprego e renda para a região. “O povo cuiabano espera pela concretização deste projeto há décadas. E ele certamente trará benefícios econômicos para o Estado e para a região do Vale do Rio Cuiabá. Cabe a mim como governador criar condições e ambiente negocial favorável pra que o projeto avance com mais celeridade. Somos entusiastas e colaboradores deste projeto”. 

O secretário de Infraestrutura do Governo de Mato Grosso, Marcelo Duarte, ressaltou que o Governo trabalha com o projeto de multimodais para Mato Grosso. “Já construímos e reconstruímos 1.200 km de estradas, mas também estamos focando em projetos estratégicos, como as ferrovias. Com novos modais, garantimos também mais qualidade e segurança nas estradas, além do barateamento do frete”, pontuou Marcelo. 

A Ferrovia 

O terminal intermodal de cargas de Rondonópolis foi inaugurado em setembro de 2013. Existem outros três terminais: Alto Taquari, Alto Araguaia e Itiquira. Esta é a única ferrovia de Mato Grosso. Atualmente, a malha ferroviária de Santos a Rondonópolis, transporta cerca de 30 milhões toneladas de produção. Com o projeto de modernização e expansão da malha, a meta é chegar a 75 milhões toneladas.