Estudos para transporte ferroviário entre Brasília e Goiânia serão debatidos em reunião

06/06/2016 – ANTT

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou, no Diário Oficial da União de hoje (6/6), o Aviso n° 3/2016, sobre a realização de reuniões participativas abertas ao público, com o objetivo de receber contribuições referentes aos estudos de viabilidade técnica, econômica e socioambiental (EVTEA) para o desenvolvimento estratégico do transporte ferroviário de passageiros e cargas no corredor Brasília (DF) – Anápolis (GO) – Goiânia (GO).

As reuniões serão realizadas no dia 21/6, em Brasília (DF), e no dia 23/6, em Goiânia.

Estudos – A agência reguladora divulgou, no dia 2/6, os estudos de viabilidade para exploração do serviço de transporte ferroviário de Brasília a Goiânia. Os documentos englobam a avaliação de alternativas de traçado e de localização das estações, de tecnologias, além dos aspectos econômico-financeiros e socioambientais de modo a dotar a região de trens de passageiros modernos, confortáveis e seguros.

Segundo os estudos, a previsão é que, no primeiro ano de operação, mais de 40 milhões de passageiros sejam transportados numa velocidade de até 160 quilômetros por hora, em um percurso de 95 minutos entre Brasília e Goiânia.

Para implantar essa ligação ferroviária, os estudos preveem a participação da iniciativa privada e um prazo de concessão de 30 anos. Para mais informações, consulte os documentos no site da ANTT.

SERVIÇO

1ª Reunião Participativa

Data: 21/6

Horário: das 10h às 12h

Local: Auditório do edifício-sede da ANTT (endereço: SCES, lote 10, trecho 03, Projeto Orla Polo 8 – Brasília/DF)

2ª Reunião Participativa

Data: 23/6

Horário: das 15h às 17h

Local: Salão Master do Comfort Suíts Flamboyan (endereço: Av. Dep. Jamel Cecílio, 3549, Jardim Goiás – Goiânia/GO)