Governo da Bahia anuncia a construção de um porto no sul do estado

24/05/2016 - Canal Rural

O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou nesta terça-feira, dia 24, a construção de um novo porto no estado e outros avanços em logística que devem beneficiar o agronegócio. Durante a abertura da Bahia Farm Show, no município de Luís Eduardo Magalhães, Costa prometeu a construção do Porto Sul, em Ilhéus, a conclusão da ferrovia Oeste-Leste e captação de recursos para melhorar estradas.

A ferrovia vinha sendo tocada com recursos do governo federal, mas, com a crise fiscal, o governo baiano foi à China para buscar investimentos. Duas missões chinesas já estiveram no estado. “A última ainda está aqui, já visitou fisicamente todo o trecho da ferrovia, e pretendo assinar ainda neste ano contrato com essa empresa chinesa pra que ela conclua a obra da ferrovia e construa o Porto Sul”, afirma o Rui Costa.

Bahia Farm Show

A Bahia Farm Show, visitada pelo governador, sediou nesta terça o fórum “Matopiba: Potencialidades e Desafios”, transmitido pelo Canal Rural. Um grupo de especialistas discutiu assuntos como crédito, irrigação das plantações e logística, este que é um problema histórico que tem tornado a atividade cada vez mais cara ao produtor da região.

O Matopiba compreende a área de Tocantins e parte dos estados do Maranhão, Piauí e Bahia. São 73 milhões de hectares distribuídos em 337 municípios. A região, que já foi referência em pecuária extensiva, é hoje considerada a última fronteira agrícola do país, com potencial produtivo de 24 milhões de toneladas de grãos nos próximos anos.

De acordo com o secretário de Agricultura da Bahia, Vitor Bonfim, a região tem aumentando a produção em torno de 10% a cada ano, mas mantendo a mesma área há três anos.

Representantes do agronegócio do Matopiba lembram a necessidade de investir em tecnologia para superar adversidades climáticas, como as enfrentadas durante a última safra na região. Para o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), João Carlos Jacobsen, problemas como esse não são exclusivos da região, mas de todo o Brasil.

O seguro rural, por exemplo, seria um desses pontos. Segundo Jacobsen, o país precisaria de um sistema semelhante ao que existe no México e nos EUA, que realmente protegeriam a renda do produtor.