Ferrovia entre Maranhão e Pará terá novo trem de passageiros

31/07/2015 - Via Trolebus

A Estrada de Ferro Carajás deve ganhar ainda no segundo semestre novos vagões de passageiros. A Ferrovia que interliga os Estados do Maranhão e Pará, celebra 30 anos de operações da ferrovia.

A empresa Vale investiu US$ 55,6 milhões na frota da EFC, com a aquisição de 39 carros, dos quais 6 são executivos, 21 econômicos e 12 de serviços que incluem lanchonete, restaurante, especial para cadeirantes, bagageiro e gerador.

Nos carros executivos, 60 passageiros podem ser transportados. Já nos econômicos haverá 79 lugares. Os carros da classe executiva contam com sistema de som e iluminação individualizados. O novo trem terá ainda dois carros-restaurante que possuem, cada um, 72 lugares.

O transporte de passageiros no trecho esta ativo desde 1986, passando por 25 localidades, entre povoados e municípios. O serviço pode ser até 50% mais barato do que o transporte rodoviário. Atualmente transporta cerca de 1.300 passageiros diariamente.

A Vale também mantem serviços para passageiros na "Estrada de Ferro Vitória a Minas", que conecta as capitais de Minas Gerais (Belo Horizonte) e Espírito Santo (Vitória).