sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Em Pinda, EFCJ registra aumento de passageiros no trem de subúrbio

12/08/2015 - Portal R3 - Pindamonhangaba/SP

Em julho de 2015, a EFCJ transportou 5.024 usuários no Trem de Subúrbio, serviço que opera do centro de Pindamonhangaba até a zona rural da cidade. (Foto: Arquivo PortalR3)

Em julho de 2015, a EFCJ transportou 5.024 usuários no Trem de Subúrbio, serviço que opera do centro de Pindamonhangaba até a zona rural da cidade. (Foto: Arquivo PortalR3)

A Estrada de Ferro Campos do Jordão – EFCJ, órgão vinculado à Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, registrou um novo recorde mensal de passageiros transportados pelo Trem de Subúrbio. A marca acontece após uma série de investimentos feitos pelo Governo do Estado em obras na via permanente e nas instalações da ferrovia, segundo divulgou em nota o órgão.

Em julho de 2015, a EFCJ transportou 5.024 usuários no Trem de Subúrbio, serviço que opera do centro de Pindamonhangaba até a zona rural da cidade, registrando o recorde mensal de passageiros no serviço. Esse número representa um aumento de 33,79% (1.269 usuários) em relação a julho de 2014, que somou 3.755 passageiros, e de 21,03% (873 usuários) em relação ao recorde anterior, que aconteceu em janeiro do ano passado, quando 4.151 passageiros utilizaram o serviço. Já se comparado ao volume de julho de 2011, ano imediatamente anterior ao início da atual gestão, o número é ainda mais expressivo, ficando na casa dos 62% (1.934 usuários).

"É interessante salientar que Pindamonhangaba é a única cidade não capital no Brasil que conta com um serviço de transporte sobre trilhos para atender ao município", explicou o Diretor Ferroviário da EFCJ, Ayrton Camargo e Silva. "O serviço do Trem de Subúrbio, com extensão semelhante a do corredor note-sul do Metrô de São Paulo, também tem um caráter social significativo, já que atende locais mais isolados e com comunidades muitas vezes vulneráveis", completou.

Esse aumento expressivo é explicado, entre outras coisas, pelos investimentos que a Estrada de Ferro Campos do Jordão, por meio do Governo do Estado, tem feito no Trem de Subúrbio. Desde o começo da atual gestão, em 2012, quatro novos horários de operação foram criados, totalizando agora dez horários/dia útil (confira todos os horários, trajetos e valores desse serviço na tabela abaixo). Além disso, o recorde acontece logo após a conclusão de dois conjuntos de obras realizadas pela EFCJ: modernização da via permanente e construção de novas paradas.

Os dois conjuntos de obras tiveram início em 2014 e foram finalizadas em junho de 2015, sendo realizados entre os quilômetros zero e 23 da ferrovia, justamente para atender aos usuários do Trem de Subúrbio. Nas obras de modernização da via permanente, destaque para a troca de 16 mil metros de trilhos e três mil unidades de dormentes, a implantação de dois mil metros de canaletas de drenagem e a construção de contenção de encostas em quatro pontos da via. Já nas obras de construção das paradas, destaque para a construção de sete novas edificações, dotadas de acessibilidade e comunicação visual, e para a adequação de acessibilidade em seis estações da ferrovia.

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