Governo apresenta projeto da ferrovia que vai ligar o Rio ao Espírito Santo

10/07/2015 - G1 RJ

O governo do Estado apresenta nesta sexta-feira (10), numa audiência pública, o projeto da ferrovia que vai ligar o Rio de Janeiro ao Espírito Santo (EF-118). Na evento será apresentado em detalhes o projeto de engenharia de implantação da nova ferrovia, incluindo traçado detalhado, infraestrutura da obra, potencial logístico, integração com a malha ferroviária nacional e com os portos do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, e o potencial de geração de negócios.

As audiências são a última etapa a ser vencida para que o projeto da nova ferrovia seja encaminhado para apreciação do Tribunal de Contas da União (TCU) e, posteriormente, colocado em licitação pública pelo Governo Federal para concessão por meio de Parceria Público Privadas (PPP). O orçamento previsto para a construção da ferrovia é de R$ 7,6 bilhões.

A nova ferrovia Rio-Vitória faz parte do Programa de Infraestrutura e Logística (PIL), lançado pela presidente Dilma no mês passado, que prevê a concessão, por parte da União, de ferrovias, rodovias, portos e aeroportos em todo o país. A EF-118 terá 577,8 km de extensão, sendo 169,2 Km no Espírito Santo e 404,6 Km no Rio de Janeiro, e interligará os complexos portuários dos dois estados. O projeto prevê a implantação de seis túneis, 171 viadutos rodoviários, 130 pontes ferroviárias, 117 passagens inferiores e 60 passagens de pedestres.

Segundo o secretário Estadual de Transportes, Carlos Roberto Osório, em um primeiro momento não estava previsto o transporte de passageiro na ferrovia, mas esse pedido será feito. "O governo federal desenhou esse projeto originalmente para ferrovia de carga, mas nós já temos notícia que na audiência pública de hoje será feita uma sugestão para que seja incluído o transporte de passageiro", afirmou o secretário, ressaltando que entre os dois estados há várias cidades importantes como, por exemplo, Macaé e Campos.

Com potencial de carga de 100 milhões de toneladas por ano,EF-118 interligará a Região Metropolitana do Rio com Vila Velha, na grande Vitória.  A ferrovia se articulará com a futura EF-354 (Estrada de Ferro Transcontinental - ligação ao Peru), a partir de Campos dos Goytacazes, atravessando as regiões minerais e agrícolas de Minas Gerais e do Centro Oeste brasileiro, e possibilitando a conexão com os mercados europeu e asiático. Além disso, a nova ferrovia estará interligada com a rede da concessionária MRS, que liga o Rio de Janeiro a São Paulo e Minas Gerais. E, no Espírito Santo, com a estrada de ferro Vitória-Minas.

A EF-118 atenderá a demanda da rede portuária dos dois estados, incluindo os portos de Sepetiba, Itaguaí, Macaé, Barra do Furado e Açu, no Rio de Janeiro, e os portos Central, Ubu, Tubarão e Vitória, no Espírito Santo e posicionará o Rio de Janeiro como a plataforma logística de classe mundial.

Ainda de acordo com o secretário, em um estudo inicial foi identificado que para implantar o transporte de passageiro será necessário empregar cerca de 3% a mais do valor previsto para o orçamento da ferrovia, que é de R$ 7,6 bilhões.

Segundo Osório, além de emprego a ferrovia vai gerar competitividade. "A nossa infraestrutura de logística é deficiente. Uma nova ferrovia, ligando os principais portos, vai fazer o Rio muito competitivo. E não são apenas os empregos na obra, são os empregos que vão ser gerados após a obra", afirmou o secretário.