quinta-feira, 16 de abril de 2015

Ministro autoriza audiências para ferrovia que passará por Campos, RJ

16/04/2015 - G1

O Ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, autorizou a realização de audiências públicas no Rio, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense e em Vitória, no Espírito Santo, com vistas ao andamento do processo da EF-118, nova ferrovia litorânea que vai ligar o Rio de Janeiro a Vitória. A autorização foi concedida nesta terça-feira (14) durante teleconferência no Gabinete da Prefeita com a participação de autoridades do governo do Estado, e será publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias. Outros importantes assuntos relacionados à logística para Campos e cidades da região foram tratados, com a participação do secretário Estadual de Transportes, Carlos Roberto Osório.

Dentre os assuntos da pauta constaram a alteração do projeto do Contorno da BR 101, que será duplicado; a definição do traçado da EF-118 e ainda avanços no processo de municipalização do Aeroporto Bartolomeu Lisandro, e duplicação da BR 101 entre Campos e o Estado do ES.

"A boa notícia, Prefeita, é que tudo que a senhora discutiu com o Conselho da representação da sociedade civil, e pediu que fosse mudado tanto no projeto do Contorno da BR 101 como na EF-118 foi atendido e já foi incluído nos novos traçados dos projetos. A Ferrovia não vai passar mais por dentro de Campos nem de Macaé, e não vai mais passar distante das cargas, como o projeto original. Vai passar em todos os portos, inclusive no porto da TPK, que será construído no Espírito Santo, e tem como sócio o Porto de Roterdam", destacou o secretário de Transportes do Estado, Carlos Roberto Osório.

Durante a reunião, Carlos Roberto Osório e Delmo Pinho anunciaram que a ANTT e o Ministério dos Transportes aprovaram as sugestões feitas pela Prefeita Rosinha Garotinho, tanto para o traçado da EF-118, que passará pelo Complexo Logístico e Industrial Farol-Barra do Furado, pelo Porto do Açu, e pelos portos do litoral no vizinho estado do Espírito Santo, bem como aprovaram as propostas da Prefeitura, em comum acordo com o Comudes, de fazer o contorno de Campos com a BR 101 no interior, pelo lado oeste da cidade.

A Prefeita lamentou a morosidade dos procedimentos que atrasam a execução dos projetos. Osório e Pinho solicitaram apoio no sentido de que a Prefeita e o secretário de Governo, ex-governadores, agendem audiência no Ministério dos Transportes, para que fosse solicitada autorização para a realização de audiências públicas no Rio de Janeiro, em Campos e em Vitória, para avançar nos procedimentos de execução da EF-118 que tem previsão de lançamento do edital para licitação no mês de agosto.

Ministro autorizou na teleconferência - O secretário de Governo Garotinho ligou para autoridades em Brasília e pediu agilidade no andamento dos processos. Ele falou pelo telefone com o ministro Sérgio Rodrigues e promoveu uma rápida teleconferência com a equipe técnica da mesa, incluindo o secretário de Transportes do Estado, e o sub, Delmo Pinho, que faz a intermediação do projeto da EF-118 com o governo do Espírito Santo. Ao final da reunião, o ministro, que já tinha recebido pedidos da Prefeita e do secretário de Governo em Brasília, informou que vai dar encaminhamento ao protocolo de autorização para as audiências públicas.

O novo traçado será mais econômico e passará por fora da região de turfa, e será duplicado, em vez de pista simples. "O traçado que levamos para a ANTT é mais curto em 42 quilômetros, passa distante da região de solo mole que implicaria num custo muito elevado, acima de R$ 1 bilhão", informou o subsecretário Delmo Pinho, que mostrou o traçado definido que terá interseções nas proximidades da Tapera, no sentido Sul, e logo após o distrito de Travessão de Campos, no sentido Norte, tirando todo tráfego pesado e intenso de dentro de Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário