Traçado de ferrovia ainda não está confirmado para Campo Mourão

03/03/2015 - Tribuna do Interior

Foi divulgada na última semana que Campo Mourão está no traçado da Ferrovia Norte-Sul. Contudo, de acordo com a assessoria de imprensa da Valec, empresa do governo vinculada ao Ministério dos Transportes e responsável pela construção de Ferrovias no País, o trecho definitivo ainda não foi determinado. O EVTEA [Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental] está em fase final e apenas quando estiver concluído que será possível determinar se a cidade está ou não no traçado , explica Maria Alessandra Seadi, assessora da empresa. 

O que se sabe, até o momento, é que Campo Mourão está na diretriz do traçado, o que significa que é possível que esteja na rota definitiva da Ferrovia, mas ainda não foi determinado. De acordo com a assessoria, somente quando os estudos forem concluídos é que o traçado definitivo será divulgado. A expectativa é de que esses estudos fiquem prontos logo , assegura Maria Alessandra.

Entenda o caso 

Em abril do ano passado, em Brasília, o presidente da Associação Regional de Engenharia e Arquitetura de Campo Mourão (Area-CM), Julio Campanha, o deputado Rubens Bueno e o então presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam), Marcelo Chiroli, participaram de uma reunião com o presidente da Valec, José Eduardo Castello Branco. 

Na oportunidade, apresentaram detalhes do Estudo Básico de Desenvolvimento Regional de Campo Mourão. O estudo prevê a implantação da Ferrovia na região para melhorar o escoamento da produção para o Porto de Paranaguá. Durante o encontro, Branco afirmou que o traçado do trecho sul da Ferrovia passará por Campo Mourão. 

Ferrovia Norte-Sul 

Conhecida como Norte-Sul, a Ferrovia 151 vai ligar o País do Pará ao Rio Grande do Sul, com 4.155,6 km de extensão. Quando estiver concluída, a obra vai reduzir os custos de comercialização dos produtos.

Fonte: Tribuna do Interior
Publicada em:: 03/03/2015