Trem regional já preocupa prefeitos

17/11/2014 - Jornal Todo Dia

O primeiro trecho ligará a Capital a Campinas, e o segundo, São Paulo a Sorocaba, São Roque, São José, Taubaté e Pindamonhangaba, passando por Jacareí.

Por João Conrado Kneipp

A instalação do Trem Intercidades, que ligará Americana a Santos passando por Campinas e São Paulo, já preocupa prefeituras da região. A passagem de um novo trilho por dentro dos municípios acende o sinal de alerta por causa da segurança dos pedestres e motoristas que cruzam a linha férrea e ao mesmo tempo intensifica a pressão para tirar obras de mobilidade urbana do papel.

A segurança na linha férrea vem sendo alvo de debates na região desde setembro de 2010, quando um trem arrastou um ônibus na passagem de nível da Rua Carioba, em Americana, e matou dez pessoas. Prefeitos chegaram a cogitar pedir a retirada dos trilhos da malha urbana, discussão que nunca prosperou.

A implantação do Trem Intercidades foi anunciada pelo governo estadual em 2012, mas desde então o cronograma foi seguidamente alterado. Inicialmente, o trem interligará dois dos principais eixos do Estado.

O primeiro trecho ligará a Capital a Campinas, e o segundo, São Paulo a Sorocaba, São Roque, São José, Taubaté e Pindamonhangaba, passando por Jacareí.

O primeiro trecho, segundo o governo estadual, deverá ser priorizado e passará por Americana, Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia, Campinas e Indaiatuba. A previsão é iniciar as obras em 2015.

Esta semana, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) se reuniu com a presidente Dilma Rousseff (PT) para cobrar agilidade na liberação da faixa de domínio da linha férrea, atualmente usada pela empresa ALL (América Latina Logística), uma vez que o trilho do Intercidades passará ao lado da linha férrea já existente. A ALL também já iniciou a duplicação de suas linhas em Campinas. Portanto, há a possibilidade de, no futuro, três trilhos cortarem os municípios.

Velocidade
O projeto inicial prevê que a velocidade média do trem de passageiros será de 120 km/h, mas não determina qual a velocidade em trechos urbanos. Os principais riscos são os cruzamentos com vias urbanas, além das passagens clandestinas.

Prefeitos da região apostam em obras de transposição dos trilhos e mobilidade urbana para amenizar os riscos. Em Hortolândia, o prefeito Antônio Meira (PT) diz que estão nos planos um viaduto por cima dos trilhos ligando o Centro ao bairro São Francisco, orçado em R$ 30 milhões, e duas passarelas para pedestres que conectarão o Centro à Vila Real (ainda sem valor estimado) e Sumarezinho ao Santa Emília, esta última orçada em R$ 3 milhões.

"Vou ser linha dura e exigir como contrapartida do governo a construção destes viadutos e das passarelas para dar o mínimo de segurança aos moradores. Com a duplicação da ALL e esse novo Trem Intercidades a velocidade e frequência dos vagões vão aumentar muito", adiantou Meira.

Ainda segundo o prefeito, um viaduto sobre os trilhos, no bairro Parque Pinheiros, foi concluído com recursos próprios e entregue no mês passado. A prefeitura também negocia a construção das mesmas obras com a ALL como uma contrapartida da duplicação. Em Nova Odessa, os três cruzamentos da linha férrea com vias urbanas não são em nível, mas a preocupação é com os pedestres que abrem passagens clandestinas para cruzar os trilhos. Segundo o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza (PSDB), serão necessárias obras de cercamento com os novos trilhos.

"As passagens de pedestres precisarão ser revistas e serão feitas obras de cercamento ou muro para deixar bem claro que o risco de morte é grande", disse. Ainda segundo Bill, a prefeitura estuda criar passarelas para os pedestres. A prefeitura planeja parcerias com o Estado, mas não divulgou possíveis orçamentos.

O secretário de Transportes de Americana, Silvio Britto, se reservou a dizer que é necessário ver o projeto antes de qualquer projeção. As assessorias de imprensa das prefeituras de Sumaré, Campinas e Indaiatuba foram procuradas, mas não responderam aos questionamentos até o fechamento desta edição.

Fonte: Jornal Todo Dia