Prefeito e presidente da Hyundai Rotem visitam área da nova fábrica em Araraquara

18/11/2014 - Folha da Cidade - Araraquara/SP

O presidente mundial da Hyundai Rotem, Kyuhwan Han, esteve na manhã de domingo (16), em Araraquara. Recepcionado pelo prefeito Marcelo Barbieri, Han visitou a área das futuras instalações da empresa no município. Também estava presente o secretário municipal de Ciência, Tecnologia, Turismo e Desenvolvimento Sustentável, Antonio Martins.

O anúncio oficial da vinda para Araraquara da empresa sul-coreana, uma das maiores fabricantes de sistemas ferroviários do mundo, será feito nesta terça-feira (18), às 15h, em São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes, pelo governador do Estado Geraldo Alckmin, nas presenças do prefeito Marcelo e do presidente Kyuhwan Han, entre outras autoridades.

Serão assinados, na capital paulista, dois memorandos de entendimentos visando à instalação da Hyunday Rotem em Araraquara. O primeiro será com o presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida, e o segundo com o prefeito Marcelo.

A área de 173 mil metros quadrados onde a empresa será instalada fica próxima ao novo contorno ferroviário e às margens da Rodovia Antônio Machado SantAnna (SP-255), perto da Usina Maringá. Com investimento de R$ 50 milhões e geração inicial de cerca de 400 empregos diretos, a fábrica deve estar pronta até o final de 2015 para começar a produzir em 2016.

Paralelamente à construção da nova fábrica, a Hyundai Rotem dá início, no ano que vem, na unidade da Iesa, à produção de 30 trens para a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. Entre outros contratos, a sul-coreana também produzirá composições para o Metrô Bahia, em Salvador.

A Hyundai Rotem também pretende participar de outras concorrências nacionais e internacionais para produzir trens e metrôs para toda a América Latina a partir da fábrica de Araraquara.

O prefeito Marcelo destacou a importância do apoio da Câmara Municipal para a instalação desse grande empreendimento, com o projeto de incentivo ao desenvolvimento econômico da cidade.

Ainda de acordo com o prefeito Marcelo, a localização estratégia de Araraquara e o trabalho da Prefeitura, somados à qualidade de vida do município, foram fundamentais para a vida da fábrica da Hyundai Rotem.

Histórico

Fundada em 1977, por meio de uma junção entre as empresas Hyundai Precision Industry, Hanjin Heavy Industries & Construction e Daewoo Heavy Industries & Machinery, a Hyundai Rotem foi comprada pelo Hyundai Motor Group em 2001, tornando-se uma referência global no fornecimento de sistemas ferroviários em um curto espaço de tempo. Posteriormente, a empresa entrou também no ramo da indústria pesada, tornando-se o único produtor de tanques da Coreia do Sul.

Com sede em Seul, hoje a Hyundai Rotem tem capital aberto na bolsa coreana e atua não só em sistemas ferroviários, mas também de defesa militar, engenharia industrial e máquinas para a indústria. Sua receita foi de US$ 31,56 milhões em 2013. São ao todo quatro empresas nacionais, além da presença com fábricas, centros de vendas e escritórios em 18 países.