Estado negocia com a União uso de linhas férreas para implantar o Trem Regional

11/11/2014 -  O Vale - S.J.dos Campos

O Estado negocia com o governo federal o uso de linhas férreas sob responsabilidade da União para a implantação do Trem Regional, projeto de uma malha ferroviária de 431 quilômetros que vai unir regiões metropolitanas à capital.

Na próxima segunda-feira, o secretário de Estado do Planejamento, Julio Semeghini, e a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, terão uma reunião de trabalho para discutir o assunto.

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) encaminhou ontem um ofício à presidente Dilma Rousseff (PT) pedindo a formalização do convênio entre Estado e União para o compartilhamento das faixas de domínio na linha férrea federal.

Sem essa permissão formal, o Estado fica impossibilitado de fazer a licitação do projeto, previsto para ser feito por meio de PPP (Parceria Público-Privada) entre o governo estadual e a iniciativa privada, com custo estimado em R$ 18,5 bilhões. A duração do contrato de concessão será de 30 anos.

Do investimento total, o Estado arcará com R$ 5,5 bilhões. Os recursos públicos já estão previstos no orçamento.

A presidente gostou muito do nosso projeto e o convênio agora será debatido no âmbito do Planejamento. O projeto é muito importante para as regiões metropolitanas, como a do Vale do Paraíba, disse Semeghini.

Segundo Geraldo Alckmin, a minuta do convênio com a União está pronta e foi produzida após uma série de reuniões entre o governo federal e o Estado, ao longo de 2014.

Para ele, a parceria irá manter a expansão e qualificação da rede paulista de transporte sobre trilhos.

Linhas. A princípio, o Trem Regional, também chamado Intercidades, interligará dois dos principais eixos do Estado. O primeiro entre capital e Campinas, Americana, Jundiaí, Santo André, São Bernardo, São Caetano e Santos.

O segundo ligará São Paulo a Sorocaba, São Roque, São José, Taubaté e Pinda, passando por Jacareí.

Faremos a duplicação da linha férrea que existe, não precisando construir outra. Dessa forma, haverá espaço para os trens de carga e os de passageiros, afirmou Semeghini.

Obras. De acordo com o Estado, serão licitadas a construção da infraestrutura, implantação de equipamentos e sistemas e compra de material para a operação.

Antes previstas para começar ainda neste ano, as obras vão ficar para 2015. O primeiro trecho que deve ficar pronto é o da capital até Jundiaí, previsto para 2016. Depois, virão o de Sorocaba e o de Santos. O do Vale do Paraíba ainda não tem data definida para ser iniciado.

Na Região Metropolitana de São Paulo, o projeto também vai aproveitar a faixa de domínio da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que não tem linhas na RMVale, o que deve atrasar a construção do trem na região.

Passagem. No ano passado, o Estado chegou a divulgar que a tarifa do Trem Regional entre São José e São Paulo seria R$ 18, o que é mais barato do que a viagem por ônibus, hoje custando perto de R$ 30.

Saiba mais

Trem regional

Projeto de uma malha ferroviária de 431 quilômetros que vai unir regiões metropolitanas à capital

Eixos

Serão dois os eixos principais do Trem Regional

Campinas

O primeiro eixo entre a capital e Campinas, Americana, Jundiaí, Santo André, São Bernardo, São Caetano e Santos

Vale do Paraíba

O segundo ligará São Paulo a Sorocaba, São Roque, São José, Taubaté e Pinda