sexta-feira, 24 de outubro de 2014

ANTT vai desativar trechos de ferrovia Minas-Bahia

23/10/2014 - Correio 24 Horas


As faixas correspondem as linhas Alagoinhas/BA - Juazeiro/BA e Alagoinhas/BA - Propriá/SE, que devem passar por obras de requalificação

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) vai desativar o trecho da Ferrovia Minas-Bahia que está sob concessão da Ferrovia Centro-Atlântica S.A. (FCA). As faixas correspondem as linhas Alagoinhas/BA - Juazeiro/BA e Alagoinhas/BA - Propriá/SE, que devem passar por obras de requalificação inseridas no Programa de Investimento de Logística do Governo Federal (PIL).

A medida preocupa a Associação de Usuários dos Portos da Bahia (Usuport) pois restringe as opções logísticas de escoamento de produção de empresas baianas durante a realização das obras. Segundo o diretor executivo da associação, Paulo Villa, a resolução da ANTT determinou a desativação, mas não falou "nada" sobre prazos.

A Usuport solicitou à agência o cancelamento ou a suspensão da medida, que, segundo ele, pode atingir cerca de dez empresas baianas que utilizam as linhas ferroviárias para transportar minérios, madeira, cal entre outros materiais. "Isso vai exigir dessas empresas, e do sistema de cargas, uma modificação de logística que vai acarretar em sérios impactos de custo, tempo e aumento de risco no reposicionamento do transporte para a malha rodoviária", explica Villa.

A Usuport é a favor de que a concessão da FCA – válida até 2026 – seja mantida até a implantação do novo modelo de transporte ferroviário previsto pelo PIL. "Antes de determinar a devolução de trechos, a ANTT deveria ter contratado a nova infraestrutura e autorizado o novo operador ferroviário, para que a transição aconteça sem a descontinuidade", disse.

Fonte: Correio 24 Horas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário