Trem até Sorocaba aguarda investimento do setor privado

30/09/2014 - Webdiario - Osasco

A expansão das linhas de trem da região Metropolitana de São Paulo até cidades do Interior vem ganhando força em meio ao debate eleitoral. Mas os projetos ainda estão longe de sair do papel.

Um deles prevê uma linha entre a Capital e Sorocaba, cortando as cidades da região Oeste. A proposta foi anunciada pelo governador Geraldo Alckmin como uma das obras prioritárias no setor de transportes, ao lado de ramais até Jundiaí e Santos.

De acordo com a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), o projeto funcional já foi concluído, mas ainda é cedo para falar em prazos para as obras. Isso porque ainda falta conclusão da análise de uma MIP (Manifestação de Interesse da Iniciativa Privada), para implantação dos trens regionais, pelo Conselho Gestor das PPP´s.

Ainda de acordo com a companhia, a MIP foi apresentada, no final de 2012, para o governo estadual, pelas empresas BTG Pactual e EDLP – Estação da Luz Participações para construção de infraestrutura, implantação de equipamentos e sistemas e compra de material rodante, visando operar uma rede integrada de linhas de trens de 416 km, abrangendo as cidades de Santos, Mauá, São Caetano, Santo André, Jundiaí, Campinas, Americana, São José dos Campos, Taubaté e Sorocaba e que se conectará a uma estação no centro da cidade de São Paulo.

"Caso a MIP seja aprovada pelo Conselho Gestor das PPP's, os estudos realizados até o momento pela CPTM serão entregues às empresas privadas, que ficarão responsáveis pela contratação do desenvolvimento dos projetos básico e executivo e implantação das obras", informou a CPTM, em nota.

No caso da linha até Sorocaba, o projeto prevê uma linha ferroviária, com 87,65 quilômetros de extensão em via dupla, passando por Osasco, Carapicuíba, Barueri, Jandira e Itapevi. Os trens devem fazer o trajeto em cerca de 50 minutos, a uma velocidade média de 160 km/h. Estão planejadas ainda quatro estações de embarques: Água Branca (São Paulo), São Roque, Brigadeiro Tobias (Sorocaba) e Sorocaba.