Apresentação sobre trem regional de passageiros

18/09/2014 - Voz da Cidade

Acontece hoje (18), na sede da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril (Aciap-VR) a apresentação sobre a operação de um trem de passageiros no trecho entre Três Rios e Itatiaia. A discussão sobre a proposta envolverá os municípios de Volta Redonda, Resende, Barra Mansa, Barra do Piraí e Paraíba do Sul, com a participação de administrações municipais, entidades, associações de classe e a comunidade em geral.

O presidente da Aciap-VR, Joselito Magalhães, disse que a entidade está sempre de portas abertas para receber e ouvir propostas e projetos do governo municipal, estadual e federal e que o Projeto de VLT Intermunicipal é ousado e um velho sonho de todos na região, como do vice-presidente da entidade, Rogério Loureiro, que é também vice-presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística do Sul Fluminense (Sulcarj) e por diversas vezes falou em reunião de diretora sobre a importância deste projeto.

O principal objetivo do Projeto Trens Regionais é propiciar ambiente adequado para a retomada do serviço de transporte de passageiros sobre trilhos, incrementando a mobilidade regional, por meio do aproveitamento da malha ferroviária existente, resgatando o uso da ferrovia em benefício direto dos cidadãos.

A perspectiva é que sejam utilizados trens de tecnologia moderna do tipo VLT, movido a biodiesel, que trafegarão nas faixas de domínio dos trechos selecionados. As linhas passarão por  melhoria de qualidade, visando possibilitar incremento na velocidade comercial dos trens de passageiros. Os estudos de viabilidade técnica, econômica, jurídica e ambiental para implantação do trem regional de passageiros no trecho entre Três Rios e Itatiaia, indicarão o melhor traçado para atendimento à população dos municípios envolvidos.

Em função da alta concentração de atividades comerciais e industriais, além da existência de importantes polos turísticos, das regiões que compreendem o Sul Fluminense, em crescente desenvolvimento, se torna fundamental a promoção de alternativas de transporte de passageiros, como o trem, para que se possa adotar uma melhor mobilidade urbana para o deslocamento das pessoas.