Primeiros trilhos da Fiol chegam ao Porto de Ilhéus (BA)

05/08/2014 - Revista Ferroviária

O primeiro lote de trilhos que farão parte da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) desembarcou no Porto de Ilhéus (BA) nesta segunda-feira (04/08). Os trilhos estão sendo armazenados na Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba).

São 3.027 peças de origem espanhola, pesando cerca de 750 quilos cada uma, totalizando 2.185 toneladas de trilhos destinados ao Lote 4 da Fiol, em Caetité. A Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) terá aproximadamente 1.500 quilômetros e ligará Figueirópolis, no Tocantins, a Ilhéus, na Bahia.

De acordo com o diretor de engenharia da Valec, Mário Rodrigues Júnior, a próxima remessa de trilhos da Fiol está prevista para acontecer em meados de setembro. Serão aproximadamente 6 mil  toneladas destinadas aos lotes 2, 3 e 4 da ferrovia.

Segundo o presidente da Valec, José Lúcio Lima Machado, todos os contratos para o fornecimento de trilhos estão assinados.  "Entre agosto de 2014 e agosto de 2015, teremos recebido um total de 234.790 toneladas de trilhos destinados à Fiol e à Ferrovia Norte-Sul".

Extensão Sul da FNS

Segundo o diretor de engenharia da Valec, Mário Rodrigues Júnior, a Extensão Sul da FNS também deverá receber, neste mês de agosto, o primeiro lote de trilhos fornecidos por uma fabricante chinesa. "Nossa expectativa é de que 10,6 mil toneladas de trilhos destinados à Extensão Sul cheguem ao Porto de Santos no dia 20 deste mês".