Governo faz chamamento de estudos para mais uma ferrovia em Mato Grosso

12/06/2014 - Só Notícias

O Ministério dos Transportes lançou o edital de chamada pública para escolha da empresa que vai elaborar os estudos de viabilidade técnica para o trecho da Estrada Férrea 354, entre Sapezal e Porto Velho (RO). O edital aponta que as interessadas devem enviar as propostas em até 20 dias para avaliação. As ações subsidiam a implantação da infraestrutura ferroviária, a ser acompanhada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT. 

A publicação aponta que, nas propostas, as empresas devem apresentar o detalhamento das atividades que pretendem realizar, considerando o escopo dos projetos, estudos, levantamentos ou investigações definidos na solicitação, inclusive com a apresentação de cronograma que indique as datas de conclusão de cada etapa e a data final para a entrega dos trabalhos. 

Nas propostas também devem constar a estimativa de custo específico para elaborar o estudo objeto da solicitação. "Quando da indicação do valor estimado de ressarcimento, deverá apresentar informações sobre o preço praticado em estudos semelhantes efetivamente realizados, indicando o custo médio de homem-hora para possibilitar eventual comparação entre os valores de ressarcimento dos diferentes projetos (sem prejuízo de sigilo comercial das informações prestadas, se requerido)", é destacado. 

Conforme Só Notícias já informou, o governo também licitou estudos de viabilidade técnica da ferrovia EF-170, mais conhecida como Ferronorte ou Senador Vicente Vuolo, entre Sinop e Miritituba, no Pará. -A Universidade Federal de Santa Catarina ainda deve apresentar, em Brasília, o traçado de extensão da ferrovia de Sinop a Cuiabá. A data ainda não foi definida. O trecho entre Rondonópolis e Cuiabá está orçado em R$ 1,360 bilhões em 220 km. 

No ano passado, foi inaugurado o Terminal Ferroviário de Rondonópolis e cerca 360 km de trilhos, passando também pelos terminais de Alto Araguaia, Alto Taquari, Itiquira.

Fonte: Só Notícias
Publicada em:: 12/06/2014