EPL e governo argentino discutem integração ferroviária e hidroviária

01/04/2013 - Ministério dos Transportes

As duas partes decidiram intensificar os estudos preliminares para executar a ligação ferroviária entre Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, e Buenos Aires.

A integração ferroviária e hidroviária entre o Brasil e a Argentina foi o tema da reunião de trabalho realizada entre o secretário de Transporte da República Argentina, Alejandro Ramos, e o presidente da Empresa de Planejamento e Logística, Bernardo Figueiredo. A reunião foi realizada na sede da EPL, em Brasília, com a presença de técnicos da empresa brasileira, da Secretaria de Transporte da Argentina e de diplomatas dos dois países.

As duas partes decidiram intensificar os estudos preliminares para executar a ligação ferroviária entre Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, e Buenos Aires. Essa ligação possibilitará a articulação das redes ferroviárias do Brasil e da Argentina, chegando ao Paraguai, à Bolívia e ao Chile. Foi discutida também a possibilidade de desenvolver conjuntamente a hidrovia entre o Mato Grosso do Sul e o Rio da Prata, pelos rios Paraguai e Paraná. As duas delegações voltarão a se reunir em abril, em Porto Alegre.

Fonte: Ministério dos Transportes