CPTM estuda transporte de passageiros

18/07/2013 - Band

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) pediu na ultima terça-feira (16) aos prefeitos da RMC (Região Metropolitana de Campinas) colaboração para os dois estudos para avaliar a utilização de malha ferroviária da região para transporte de passageiros. Os estudos, segundo o chefe do Departamento de Planejamento de Transporte da CPTM, Rodrigo Sartoratto, estão em fase de desenvolvimento. Há três meses, o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, estimou para dezembro a conclusão do trabalho.

Sartoratto cobrou os chefes dos Executivos dos 19 municípios respostas a um questionário enviado pela CPTM aos municípios. De acordo com ele, são questões específicas de cada cidade, cujas respostas servirão de subsídios aos estudos.

A presidente da Agemcamp – agência que é o braço executivo do Conselho de Desenvolvimento da RMC –, Esther Vianna, disse na terça que a Câmara Temática de Transportes do Conselho – que se reuniu nesta terça-feira – vai acompanhar os estudos. "Essa reivindicação é antiga e importante para os prefeitos", observou.

A viabilização de um trem de passageiros da CPTM por meio da ampliação das linhas de Jundiaí – Linha 7 Rubi – vem sendo discutida desde 2010 e foi pedida em audiência pública pelo STEFP (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias Paulista) e lideranças políticas da RMC em 2012. A reivindicação é pela a construção de uma nova malha ferroviária pelo menos entre Valinhos, Vinhedo, Louveira, Campinas e São Paulo.

O deputado estadual Gerson Bittencourt (PT) coordenou ações em todo o estado de São Paulo pedindo a execução da extensão ao governo do Estado e prefeituras. Fez, inclusive, um projeto de lei que prevê modernizar e expandir a linha 7 Rubi da CPTM até Campinas.