Retorno do trem de passageiros

31/08/2013 - Assessoria do Vereador Lorival

A CPTM está finalizando a contratação de projeto básico executivo para implantação de trem expresso entre São Paulo a Campinas

Em reunião do Parlamento da Região Metropolitana de Campinas, realizada na última quinta-feira, 29, o chefe do Departamento de Planejamento e Transporte da CPTM, Rodrigo Alencar, disse que a intenção da CPTM é implantar uma rede de alta capacidade de trens, para que os pólos metropolitanos (Campinas, Santos Sorocaba e São José dos Campos) tenham um tempo de viagem de até  50 minutos. "As conexões têm que ser rápidas para serem competitivas com o ônibus e o carro, e com poucas paradas, mas com serviços de alta qualidade, como: serviço de bordo e wi-fi".

Alencar disse ainda que a CPTM está finalizando a contratação de projeto básico executivo para implantação de trem expresso entre São Paulo a Campinas com parada em Jundiaí, totalizando 50 minutos de viagem.  A CPTM também está desenvolvendo o projeto de extensão regional dessa linha até Campinas e, em conjunto, estuda a possibilidade de um serviço metropolitano que atenderá Valinhos, Vinhedo e Louveira, propiciando uma rede integrada.

O especialista também disse que a partir de 2020 estudos para interligação entre Piracicaba, Limeira e São José do Rio Preto e outras ligações transversais como Sorocaba, Campinas e Ribeirão Preto deverão ser contempladas.  "Até janeiro 2014 deve estar pronto o projeto executivo [do trem de passageiros] de Jundiaí a Campinas e até julho do ano que vem deveremos finalizar o estudo da rede metropolitana sobre trilhos", anunciou.

Rodrigo Alencar pediu auxílio dos vereadores para que cobrem das prefeituras as informações solicitadas (pontos de ônibus próximos, plano diretor, etc.) que ajudarão no estudo de viabilidade sobre o projeto dos trens.  Segundo ele, apenas os municípios de Valinhos, Campinas e Paulínia entregaram. "É necessário que as prefeituras digam quais são as suas necessidades, pois nem tudo estão expressos nos planos", reiterou.

Após a explanação dos especialistas, os vereadores que integram o colegiado puderam tirar suas dúvidas e fazer questionamentos sobre os projetos apresentados.

Fonte: Assessoria do Vereador Lorival