Presidente Dilma garante tirar Fico do papel

20/09/2013 - A Gazeta - MT

Lançada ainda durante a gestão Blairo Maggi (PR), a Ferrovia de Integração do Centro- Oeste (Fico) ainda não saiu do papel. O lançamento do edital, seguindo as novas regras do Regime Diferenciado de Contratações (RDC), num modelo específico para as Ferrovias, estava previsto para ser lançado ainda este ano, mas deve ficar para 2014. Apesar da indefinição, a presidente Dilma Rousseff (PT) jurou que realizará a obra.

"Lembro perfeitamente de um dia que estavam lançando a ligação entre Uruaçu (GO) e Lucas do Rio Verde e eu não podia comparecer, eu era ministra na época e jurei, pelo telefone, ao então governador, que nós íamos fazer essa obra", comentou.

Na manhã desta quinta-feira (19), durante a inauguração do projeto de Expansão da Malha Norte, em Rondonópolis, ela fez questão de reforçar o juramento e anunciar que realizará a obra. Dilma ainda fez questão de destacar que Maggi será o receptáculo desse juramento.

Ministro dos Transportes, César Borges (PR), destacou que deve retornar muito em breve para Mato Grosso para fazer o anúncio da Fico. De acordo com ele, o investimento da presidente no setor ferroviário vai ao encontro da vontade nacional.

O ministro ainda ressaltou que o investimento no setor ferroviário em Mato Grosso, até o momento, com a inauguração do complexo intermodal e a chegada dos trilhos até Rondonópolis, gira em torno de R$ 910 milhões.

Já o governador Silval Barbosa (PMDB), aproveitou a oportunidade para lançar o desafio para Dilma e o presidente da América Latina Logística (ALL), Alexandre Santoro, a promoverem a expansão da Ferrovia Vicente Vuolo até Cuiabá.