Governo apresentará ao TCU modelo para ferrovias

19/09/2013 - O Globo

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, disse nesta quinta-feira que o governo entrega na próxima segunda-feira a proposta final do modelo de concessão de ferrovias. Nardes esteve reunido nesta tarde com a presidente Dilma Rousseff.

— Na segunda-feira a ministra Gleisi Hoffmann vai ao tribunal para levar a proposta definitiva com relação às ferrovias para o Brasil. Nós estamos ainda esperando o formato que vai ser apresentado por parte do governo e na expectativa de que esse formato possa ser definitivo para as ferrovias. São 7.500 km de ferrovias que serão feitas no país. Já tivemos várias reuniões técnicas entre a equipe do tribunal e a do governo — Afirmou Nardes.

Ainda não foi iniciado o processo de concessão de ferrovias. O edital para a licitação da ferrovia que liga Açailândia (MA) e Barcarena (PA) ainda precisa do aval do TCU para ser lançado.

Nardes informou também que Dilma disse a ele que o governo irá acatar as orientações que o tribunal deu com relação à concessão dos aeroportos de Confins (MG) e Galeão (RJ), cujos editais foram aprovados com ressalva pelo TCU.

— As orientações que nós demos com relação aos aeroportos a presidente Dilma me disse que serão acatadas em relação aos dois últimos aeroportos de grande importância que nós já decidimos semana passada no tribunal. Com isso vai fluir também a questão dos aeroportos — afirmou.