ALL inaugura complexo intermodal em Rondonópolis

20/09/2013 - Revista Ferroviária

Clique para ampliar
Dilma durante a inauguração do terminal de Rondonópolis, no Mato Grosso

A América Latina Logística inaugurou nesta quinta-feira (19/09) o Complexo Intermodal Rondonópolis (CIR), com a presença da presidenta Dilma Rousseff, dirigentes da ALL, empresários e convidados. O terminal está localizado na BR-163, a 28 km do centro da cidade de Rondonópolis, no Mato Grosso. Segundo a ALL, as obras aumentarão a eficiência do escoamento de cargas no corredor do Centro-Oeste para o Porto de Santos.

O complexo intermodal faz parte do projeto Expansão Malha Norte, obra que integra o  Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2) do Governo Federal. O projeto, que contempla a expansão de 260 km da Ferronorte, entre Alto Araguaia à Rondonópolis, e o terminal ALL, teve investimento total de R$ 880,00 milhões por parte da ALL e sua construção se iniciou em 2009. A obra da ferrovia foi concluída em dezembro do ano passado.

O CIR tem uma área total de 385,10 hectares, e começará a operar com capacidade de carregamento de 120 vagões graneleiros a cada 3,5 horas.  Além do terminal da ALL, cerca de outras 20 empresas também irão instalar terminais indústrias no complexo, com um investimento adicional estimado em R$ 700 milhões, nos próximos cinco anos.  Entre essas empresas está a Brado,  que já está operando seu terminal, que tem capacidade para movimentar 240 TEUs (Tonelada equivalente a 20 pés) por ano.

"Um complexo intermodal é um local que atrai outras empresas, um complexo intermodal é um local onde se criam emprego e renda, um complexo intermodal, primeiro da América Latina, tem a condição de transformar empresas em negócios em todo o seu entorno. Por isso, eu dou os parabéns à ALL. E fico muito à vontade para fazer isso porque nós sempre tivemos uma acirrada discussão a respeito da necessidade deste trecho até Rondonópolis ser completado, porque ele estava no PAC", discursou a presidenta Dilma no evento.