EPL habilita Consórcio Geodata Italferr para gerenciar projetos do Trem de Alta Velocidade (TAV)

01/08/2013 - EPL

A Empresa de Planejamento e Logística (EPL) anunciou, nesta quarta-feira (31/07), o nome do consórcio habilitado para gerenciar e integrar os trabalhos das empresas responsáveis pelo projeto executivo do Trem de Alta Velocidade (TAV). Após análise de propostas por preço e técnica pelo RDC Presencial 003/2013, a comissão de licitação da EPL classificou o consórcio Geodata Italferr. A fase de habilitação teve início no dia 18 de julho. O resultado da análise da documentação será publicado no Diário Oficial da União, em data a ser definida.

O projeto executivo da Estrada de Ferro EF-222, que ligará as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas, será segmentado para a contratação de várias empresas projetistas. A empresa gerenciadora acompanhará o desenvolvimento dos projetos executivos de engenharia, como túneis, pontes, via permanente, estações, pátios de manutenção e de estacionamento, que serão desenvolvidos pelas empresas contratadas. Após a contratação, a EPL estima um prazo de seis meses para a contratação das empresas projetistas e mais 12 meses para elaboração do projeto executivo.

Exigências

A gerenciadora deve ser capaz de estabelecer requisitos técnicos, avaliar e aprovar os projetos e as metodologias construtivas propostas, coordenar as ações de distintas especialidades e, principalmente, promover a integração entre as diferentes disciplinas e suas interfaces.

A empresa também deve propor formatos e modelos de contratação dos serviços de engenharia de projetos, o que exige engenharia multidisciplinar.

Fonte: EPL
Publicada em:: 01/08/2013