segunda-feira, 29 de julho de 2013

População não consegue comprar bilhetes de trem da EFC

12/12/2012 - G1 PA

Os moradores de Parauapebas, no sudeste do Pará, que desejam passar o final do ano no estado do Maranhão e querem viajar de trem, estão sendo obrigados a dormir na fila para tentar conseguir uma passagem. A demanda aumenta consideravelmente devido às festas de natal e ano novo, e quem deixou pra comprar as passagem em cima da hora, tem enfrentado dificuldades.
Para a dona de casa Jaqueline Félix, passar o natal e ano novo com a família é uma tradição da qual ela não abre mão. Mesmo grávida de seis meses, ela enfrentou a fila em três dias diferentes.

"Para quem quer viajar, quem quer ficar com a família no natal, tem que enfrentar as filas", comenta.

O pedreiro Marcos de Souza, a esposa e as filhas, não veem os parentes há três anos. A saudade da família fez com que Marcos permanecesse dois dias na fila. "O sacrifício para a gente ver os familiares é grande, mas a gente tem que fazer o que eu fiz agora", afirma.

As passagens de trem na linha Parauapebas/São Luís (MA) aumentou em função do período de festas de final de ano. O trem possui capacidade para mais de 900 passageiros e faz a rota de quase mil quilômetros até a capital maranhense às terças, sextas e aos domingos, percorrendo por 14 estações.

A demanda crescente fez a empresa responsável pela ferrovia aumentar a quantidade de vagões. Ainda assim, comprar passagem pode ser uma tarefa difícil. Para tentar comprar o bilhete, algumas pessoas passaram até três dias na fila. Na tentativa de evitar o tumulto, os próprios passageiros tiveram que tomar a iniciativa de improvisar senhas. "Nós estamos aqui desde domingo.

Quando não foi possível tirar [as senhas] para o dia 23, eu peguei logo do início e distribuí uns cartões meus de mototaxi, colocando a senha atrás de cada um, e agora, graças a Deus, está conseguindo tirar [as senhas] direitinho", explica o mototaxista Josiel de Oliveira.

De acordo com a empresa da ferrovia, não está mais ocorrendo a venda de passagens para o Maranhão e o atendimento só deve retornar no próximo dia 25.

Nenhum comentário:

Postar um comentário