Ferrovia Sul da Transnordestina será desativada até o fim de julho

17/06/2013 - Portal Transporta Brasil

A Ferrovia Sul, que liga Fortaleza (CE) à região do Cariri cearense, está em processo de desativação, que será concluído até o final de julho. A decisão foi tomada pela empresa Logística Transnordestina S.A. que administra a ferrovia e confirmou a suspensão das atividades do ramal sul que tem extensão de 600 quilômetros. Linha férrea está em atividade desde 1871.

A estação de trem da cidade de Iguatu, localizada na região Centro-Sul, e a unidade de carga ao lado do terminal da Petrobras, na cidade de Crato, estão mantendo funcionamento parcial com alguns servidores administrativos da empresa ferroviária.

Em nota, a concessionária informou que a malha substituirá a ferrovia atual no ramal Sul, e que por esta razão, e em função das interferências necessárias para a construção da nova ferrovia, o tran sporte de produtos encontra-se temporariamente suspenso nesse trecho.

Por conta dessa dessa decisão, provavelmente deverá ser o último a percorrer os trilhos o trem que irá transportar o milho doado pelo governo federal para o governo do Estado a fim de ser comercializado para os produtores rurais no Interior.

Estão previsto também que uma composição siga de Fortaleza até Arrojado, no município de Cedro, e de lá para o Estado da Paraíba, onde irá receber uma carga de minério de ferro, com destino ao Porto de Suape (PE). Após essas operações, o transporte ferroviário de carga pela linha Sul será desativado.

Fonte: Portal Transporta Brasil
Publicada em:: 17/06/2013