ANTT publica tomada de subsídios para trecho do PIL

08/07/2013 - Revista Ferroviária

A ANTT publicou nesta segunda-feira (08/07), o aviso para tomada de subsídios do trecho do Programa de Investimentos em Logística (PIL) entre, Lapa (PR) e Paranaguá (PR). A ferrovia deve descer a Serra do Mar até a região dos portos aproveitando a faixa de domínio da BR-277.

Para conciliar todas as especificidades do caminho e ainda atender a alta produtividade desejada – a velocidade do trem na Serra do Mar deve saltar dos atuais 15 km/h para 60 km/h – o projeto prevê um total de oito túneis e seis viadutos ao longo dos 150 quilômetros de percurso. Estas intervenções, inclusive, devem ser responsáveis por 60% do custo da obra, ou R$ 1,3 bilhões de um total de R$ 2,2 bilhões.

Os documentos disponíveis sobre o trecho estão no site da ANTT – www.antt.gov.br -, juntamente com o formulário para envio das contribuições. Para o mesmo programa, a agência já divulgou abertura de tomada de subsídios para Mairinque(SP)-Rio Grande(RS), Feira de Santana (BA)-Ipojuca (PE), Maracajú (MS)-Lapa (PR), Lucas do Rio Verde (MT)-Campinorte (GO), Açailândia (MA)-Vila do Conde(PA), Estrela D'oeste (SP)-Dourados (MS), Rio de Janeiro (RJ)-Vila Velha (ES) e Uruaçu (GO)-Campos dos Goytacazes (RJ).