Valec licita gerenciamento da Fiol


14/05/2013 - Revista Ferroviária

A Valec abriu no início de maio uma concorrência para a contratação de empresa para prestação de serviços de suporte e apoio no gerenciamento da implantação da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), entre Ilhéus e Barreiras, na Bahia.

A concorrência é do tipo técnica e preço. O valor de referência é R$ 42 milhões. A abertura das propostas está marcada para 27 de junho. O edital está disponível no site da Valec – www.valec.gov.br .

A Ferrovia de Integração Oeste Leste terá 1.527 km,  entre Ilhéus, na Bahia, e Figueirópolis, em Tocantins. Em dezembro de 2010 e nos dois primeiros meses de 2011 foram expedidas ordens de serviços para a construção de oito lotes de construção de Ilhéus até Barreiras (BA), totalizando 1.022 km, sendo um deles a construção da ponte sobre o Rio São Francisco.

Atualmente, estão em construção quatro desses lotes entre Ilhéus e Caetité (BA), com 537 km). Os quatro lotes restantes entre Caetité e Barreiras, com 485 km, estão com as obras suspensas. O trecho de Barreiras-Figueirópolis está em fase de projeto executivo.