União abre consulta para duas linhas de passageiros

12/04/2013 - Ministério dos Transportes

Estudos sobre viabilidade econômico-financeira de duas linhas de trens de passageiros na região Sul estão disponíveis para os interessados em consulta pública aberta nesta sexta-feira (12/04) pelo Ministério dos Transportes (MT). Uma das linhas liga Londrina a Maringá, no Paraná, e outra, Caxias do Sul a Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. As análises, encomendadas pelo Ministério, foram elaboradas pela Universidade Federal de Santa Catarina.

O trecho paranaense vai interligar 13 cidades e terá cerca de 150 quilômetros de extensão. O segmento na serra do Rio Grande do Sul vai ligar as cidades de Caxias do Sul, Farroupilha, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa e Garibaldi. Até 30 de abril, as contribuições podem ser enviadas ao e-mail consultapublica@transportes.gov.br. Há previsão de que seja realizada a audiência pública presencial em maio próximo para ouvir os moradores e governos locais sobre os projetos.

A intenção é aproveitar trechos de ferrovias de cargas já existentes, devidamente adequados para o transporte de passageiros em trens de média velocidade. Os projetos preveem a operação dos trens pela iniciativa privada, por meio de Parcerias Público–Privadas (PPP) ou concessões, com tarifas que concorram com as do transporte rodoviário de passageiros a fim de desafogar as rodovias.

Estudos de outros quatro trechos já foram contratados pelo Ministério e estão em fase de desenvolvimento: Pelotas – Rio Grande, no Estado do Rio Grande do Sul, Conceição da Feira – Salvador – Alagoinhas – Feira de Santana, no Estado da Bahia, Teresina/PI – Codó/MA e São Luis – Itapecurú-Mirim, no estado do Maranhão. Esses levantamentos estão sendo feitos em parceria com as Universidades Federais de Santa Catarina, da Bahia e de Minas Gerais.







« Voltar


As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do site Revista Ferroviária.

Comentários
16/04/2013 - Comentário de Mauro Majczak -

Que excelentes notícias! Transporte Ferroviário é a chave para o desenvolvimento sustentável e barato.