Governo assina acordo para reativação da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

07/05/2013 - O Nortão

Esse é mais um momento histórico para Rondônia, ver a guerreira Maria Fumaça andando sobre os trilhos do desbravamento, comemora o governador Confúcio Moura.


Curta nossa página no facebook

Na manhã da última última quinta-feira (2), o Governo da Cooperação, através da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), juntamente com a prefeitura de Porto Velho e a Santo Antônio Energia firmaram um acordo definitivo, no Ministério Público do Estado, para revitalização da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. "Esse é mais um momento histórico para Rondônia, ver a guerreira Maria Fumaça andando sobre os trilhos do desbravamento", comemora o governador Confúcio Moura.

Segundo o documento assinado, o trecho de aproximadamente oito quilômetros, que vai da Praça da Estrada de Ferro até a Igreja de Santo Antônio, deverá ser restaurado. Mesmo sendo uma obra prevista na contrapartida para a construção da Usina Hidroelétrica de Santo Antônio, as negociações foram estancadas pelo impasse gerado por causa da desapropriação das famílias que vivem ao longo dos trilhos.

O governo do Estado e a prefeitura se comprometeram em realizar a realocação das famílias, como fator condicionante ao início imediato das obras por parte da Santo Antônio Energia. Ficou decidido também que a primeira etapa da revitalização será iniciada a partir da Igreja de Santo Antônio e seguirá até o cemitério da candelária. Num segundo momento, após o delicado e necessário processo realocação das famílias, será finalizado o trajeto até a Praça da Estrada de Ferro, que foi denominado 'Marco Zero'.

"A Estrada de Ferro Madeira Mamoré é o nosso maior patrimônio histórico e cultural, além de ser também a nossa maior atração turística. Precisamos reativar urgentemente o passeio de trem" disse Basílio Leandro na ocasião da assinatura. Basílio defendeu também a importância dessa revitalização, visto que o complexo da Estrada de Ferro recebe cerca de 10 mil visitantes, em média, por final de semana.

O passeio de trem até Santo Antônio, com as locomotivas, os vagões e os trilhos totalmente recuperados, é aguardado com muita expectativa pela população, que há mais de 10 anos não pode desfrutar deste passeio belo e nostálgico às margens do Madeira. "Esse é um anseio antigo da nossa população, não só de Rondônia, mas de todo o Brasil e até fora dele. Nossa Madeira-Mamoré é conhecida pelo mundo e muita gente tem curiosidade, vontade de andar de trem. Vamos contribuir muito com o turismo da nossa região reativando o nosso símbolo maior", disse Confúcio.

A recuperação de monumentos históricos e museus é uma das bandeiras levantadas pela Governo da Cooperação, necessária para atrair um fluxo cada vez maior de turistas, além de preservar a memória e a história do povo rondoniense.

Assinaram a ata de acordo o superintendente da Setur, Basílio Leandro de Oliveira, representando o governo, membros da prefeitura de Porto Velho, da Santo Antônio Energia e dos Ministérios Públicos Estadual e Federal. (www.facebook.com/nf365)