Contribuições para Açailândia-Barcarena até dia 22

20/05/2013 - Ministério dos Transportes

Termina nesta quarta-feira (22/05) o prazo para a consulta pública destinada a receber contribuições pela internet sobre as propostas de edital que vão disciplinar o processo de concessão à iniciativa privada do trecho ferroviário entre Açailândia, no Maranhão, e Barcarena, no Pará. Além do formulário de envio de contribuições, os estudos e a minuta do edital estão disponíveis no site da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Aproximadamente 50 pessoas compareceram na última quinta-feira (16/05) na sede da Agência, em Brasília, a audiência pública presencial para conhecer e debater a minuta do edital sobre o trecho ferroviário. O segmento, que será uma extensão da ferrovia Norte-Sul, terá 477 quilômetros de extensão e abarcará 11 municípios dos estados do Maranhão e Pará.
O investimento estimado da obra é de R$ 2,6 bilhões. O projeto ferroviário, juntamente com mais nove outros trechos que ainda vão ser concedidos pela União, faz parte do Programa de Investimentos em Logística (PIL), lançado pelo governo federal em 2012.

A ferrovia vai viabilizar a ampliação e a integração do sistema ferroviário nacional e interligar a Região Norte e os portos de Rio Grande (RS), Santos (SP) e Itaguaí (RJ). Além disso, o Complexo Portuário de Vila do Conde, localizado no município de Barcarena (MA), assumirá uma posição estratégica em relação aos portos da Europa e da costa leste da América do Norte, uma vez que servirá como alternativa para o escoamento de produtos pelo norte do País.