ANTT marca leilão do TAV para 19 de setembro de 2013

13/12/2012 - Revista Ferroviária

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) marcou para 19 de setembro de 2013 o leilão para a escolha do operador e da tecnologia do Trem de Alta Velocidade entre Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas. O aviso da licitação foi publicado no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (13/12).

A licitação do primeiro TAV brasileiro está dividida em duas etapas. A primeira é para a operação, manutenção e conservação do sistema, precedida do fornecimento e montagem da proteção acústica, dos sistemas de eletrificação, telecomunicações, sinalização, controle de trens, entre outros. Já a segunda etapa, sem data prevista de lançamento, escolherá quem fará a linha.

O edital e seus anexos devem ser disponibilizados ainda hoje no site da ANTT – www.antt.gov.br - e ficarão disponíveis até 13 de agosto. A agência realizará reuniões de esclarecimento do edital nos dias 29 de janeiro e 19 de março, na Bovespa, em São Paulo. Os pedidos de esclarecimentos podem ser solicitados à ANTT até 16 de abril.

A entrega dos envelopes com os documentos de pré-qualificação, garantia da proposta, plano de negócio e projeto funcional está marcada para 13 de agosto, também na Bovespa.

O processo licitatório do projeto começou em 2010, com o lançamento do primeiro edital em 14 de julho e leilão previsto para 1º de novembro, data alterada para 16 de novembro do mesmo ano. Depois, o leilão foi adiado por mais duas vezes, abril e julho de 2011, sendo que da última vez foi por falta de interessados. Então, o governo anunciou a divisão do leilão em duas etapas.