Projeto do Ferroanel em BH poderá ser viabilizado

21/03/2013 - Diário do Comércio

A Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) se prepara para implantar um anel ferroviário destinado ao transporte de cargas, o que permitirá, no médio prazo, a liberação de trens que circulam na região para o transporte de passageiros. Segundo informou o secretário extraordinário de Gestão Metropolitana, Alexandre Silveira, a semente foi plantada em janeiro, em reunião entre governos federal, estadual e concessionárias de transporte ferroviário. Os entendimentos prosseguiram e, conforme ele, no dia 19 passado, a MRS Logística confirmou que assumirá o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental, além do projeto executivo do FerroAnel.

Paralelamente, está sendo concluída a modelagem para o Trem Metropolitano, um projeto voltado para o transporte de passageiros na Grande BH, com previsão de licitação no segundo semestre "e início dos trabalhos no primeiro semestre de 2014". A ideia é que o transporte ferroviário seja compartilhado entre cargas e passageiros nas linhas existentes, por meio do Trem Metropolitano, até que seja viabilizado o FerroAnel. A partir de então, os 1.500 km da malha ferroviária em estudo ficarão livres para o transporte de passageiros. "São projetos complementares", pontuou.

Segundo Silveira, em reunião realizada em janeiro, presidida pelo governador Antonio Anastasia, participaram o presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, um diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e representantes das concessionárias MRS Logística e da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA): todos os agentes responsáveis pela viabilização do projeto, ressaltou o secretário.