segunda-feira, 18 de março de 2013

Licitação para projetos do TAV tem nova data: 26 de abril

14/03/2013 - Ministério dos Transportes

A Empresa de Planejamento Logística (EPL) anunciou nesta quinta-feira (14/03) que o edital 003/2013, que trata da contratação de empresa ou consórcio que vai gerenciar os trabalhos das empresas responsáveis pela elaboração do projeto executivo do Trem de Alta Velocidade (TAV), passará por aprimoramento. A retificação é necessária para a alteração dos critérios de julgamento das propostas técnicas, visando maior equilíbrio e eficiência na qualificação. Com isso, a data da licitação internacional passou para o dia 26 de abril.

O TAV irá ligar as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas. A empresa gerenciadora acompanhará o desenvolvimento dos projetos executivos de engenharia, como túneis, pontes, via permanente, estações, pátios de manutenção e de estacionamento, que serão desenvolvidos pelas empresas contratadas. Após a contratação, a EPL estima um prazo de seis meses para a contratação das empresas projetistas e mais 12 meses para elaboração do projeto executivo.

Exigências

A gerenciadora deve ser capaz de estabelecer requisitos técnicos, avaliar e aprovar os projetos e as metodologias construtivas propostas, coordenar as ações de distintas especialidades e, principalmente, promover a integração entre as diferentes disciplinas e suas interfaces.

A empresa também deve propor formatos e modelos de contratação dos serviços de engenharia de projetos, o que exige engenharia multidisciplinar.

O TAV representa um novo marco tecnológico para o País ao inaugurar um sistema de transporte que irá oferecer aos passageiros, a preços competitivos, qualidade, conforto, segurança e rapidez nas viagens.

Os investimentos estimados para o empreendimentos são, a preços de 2008, de R$ 35,6 bilhões (entre planejamento executivo e obras de infraestrutura, sistemas e trens). O TAV vai reduzir a pressão exercida pelo crescente deslocamento de passageiros nas rodovias e aeroportos que compõem o eixo destas cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário