sábado, 9 de março de 2013

Governo começa a tirar do papel projeto da ferrovia entre Lucas e Uruaçu (GO)

19/02/2013 - Só Notîcias

O primeiro trecho a ser licitado deve ser o que ligará Açailândia (MA) ao Porto de Vila do Conde, em Belém (PA).

A Empresa de Planejamento e Logística (EPL), vinculada ao Ministério dos Transportes, estima que a concessão dos trechos ferroviários a serem licitados será pelo prazo de 35 anos. Ao todo, o governo federal pretende promover parcerias público-privadas (PPP) para 12 trechos e entre eles está o que liga Lucas do Rio Verde a Uruaçu (GO).

O primeiro trecho a ser licitado deve ser o que ligará Açailândia (MA) ao Porto de Vila do Conde, em Belém (PA). O presidente da EPL, Bernardo Figueiredo, afirmou que a previsão é que os primeiros estudos devam ser publicados na semana que vem. De Lucas do Rio Verde até a cidade goiana ainda não tem previsão para publicação dos estudos. A extensão deste trecho não foi confirmada nem o investimento. Mas Lucas deve ter terminal de carga de produtos.

De acordo com a empresa, este trecho da ferrovia que passará por Lucas está inserido no grupo 1, com extensão de 2,6 mil quilômetros. Pelo cronograma, para março está previsto publicação do edital e em abril a licitação com a assinatura do contrato para os meses seguintes. O grupo 2 terá mais 7,2 mil quilômetros de extensão. O investimento global da obra está orçado em R$ 91 bilhões.

Pelo planejamento, depois da ligação com Uruaçu, um outro trecho será construído até chegar a Campos (RJ). Outro trecho fará uma ramificação que ligará essa ferrovia aos portos de Vitória e do Rio de Janeiro. Haverá outras linhas, que acabarão por ligar também até o Porto de Santos. Ou seja, será uma nova opção para os produtores mato-grossenses escoarem a produção até o porto paulista.

Além deste trecho até Uruaçu, estão em fase de estudos outras ligações ferroviárias para Lucas do Rio Verde. Uma prevê a ligação com o Porto de Santarém (PA) e uma terceira com o Porto de Porto Velho (RO).

Fonte: Só Notícias/Alex Fama

Nenhum comentário:

Postar um comentário