quinta-feira, 7 de março de 2013

Cotriguaçu vai inaugurar 1ª fase de terminal ferroviário no PR

01/03/2013 - Agência Estado

A Cotriguaçu Cooperativa Central, de Cascavel (PR), inaugura, no próximo dia 14, a primeira etapa de terminal ferroviário, que pretende ser um dos maiores projetos de recepção, armazenamento e transporte de cargas frigoríficas e contêineres do País. Até o momento, a Cotriguaçu investiu R$ 40 milhões no projeto que, até o fim das etapas de estruturação, exigirá cerca de R$ 200 milhões.

A inauguração da primeira etapa do terminal marcará também o lançamento da pedra fundamental para o início de obras de três armazéns graneleiros com capacidade para 360 mil toneladas de grãos (soja, milho e farelo de soja) e da sede administrativa do complexo. A câmara frigorífica movimentará o equivalente a 22 mil toneladas de congelados por mês, aliviando um antigo gargalo de armazenamento.

Em comunicado, a Cotriguaçu informa que, em virtude do tamanho da estrutura, o Terminal Ferroviário da Cotriguaçu será construído em etapas e precisará de alguns anos para que opere com sua capacidade total. O terminal foi concebido tendo em vista a carência de armazéns na região, que faz com que as cooperativas do oeste paranaense enviem seus produtos a outras regiões ou os entregue a terceiros, o que eleva custos logísticos.

O terminal fará parte da nova linha ferroviária ligando Guarapuava a Paranaguá, que terá, ainda, ligação com a Ferrovia Norte Sul, interligando a Ferroeste com Paranaguá e os demais Estados da federação. A previsão é fazer de Cascavel o maior entroncamento rodoferroviário do Brasil, com movimentação anual de cerca de 60 milhões de toneladas dos mais diversos produtos.

De acordo com o diretor-presidente da Cotriguaçu, Irineo da Costa Rodrigues, o complexo reduzirá custos com armazenamento e transporte elevando, consequentemente, a competitividade dos produtos do oeste do Paraná. O empreendimento está em construção em uma área de 45 mil metros quadrados junto à Ferroeste, na BR-277, km 574, saída para Curitiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário