Mais uma etapa do trem regional do Sul

21/02/2013 - Jornal Agora (RS)

A etapa de pesquisa de campo do estudo que irá medir a necessidade da implantação de um trem regional de passageiros ligando os municípios de Capão do Leão, Pelotas, Rio Grande e o balneário Cassino será concluída até o final da semana que vem. A promessa é do coordenador do Laboratório de Transportes e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina (Labtrans/UFSC), Rodolfo Philippi.

Previsto, inicialmente, para ser concluído ainda em dezembro, o trabalho sofreu atraso devido a mudanças no fluxo de veículos e pessoas entre dezembro e janeiro nas cidades envolvidas. "Tivemos as festas de final de ano e as férias escolares. Isso altera o deslocamento de carros particulares e transporte coletivo nas rodovias, o que interferiria no resultado do estudo", explica o responsável pelo trabalho que estabelecerá se o projeto é viável técnica e economicamente.

O levantamento iniciado pelos pesquisadores da Universidade do Rio Grande (Furg), contratados pelo Labtrans, obteve apenas 50% dos dados necessários, entrevistando os usuários do transporte coletivo intermunicipal. Conforme Philippi, ainda é preciso entrevistar os motoristas de veículos de passeio e coletar novas informações sobre os trechos da via por onde passaria o trem. "Nossa equipe de estudo estará em Pelotas nos próximos dias e, a partir da primeira semana de março, começaremos a compilar todos os dados para fechar a pesquisa completa", afirma.

Ministério dos Transportes receberá estudo em maio

Segundo o coordenador do Comitê Executivo de Mobilização do Trem Regional, deputado federal Fernando Marroni (PT), o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental estará nas mãos do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, até o final de maio.

"Tenho uma reunião com o ministro Paulo Sérgio Passos no dia 27, quando irei reforçar a importância deste trem de passageiros e já levarei até ele algumas informações sobre o andamento deste estudo", adianta o parlamentar.

Em audiências anteriores com Marroni, Passos declarou que tão logo o estudo seja concluído e aponte a viabilidade do trem regional, o projeto será tratado como uma das prioridades do Ministério dos Transportes.