Falhas em projeto atrasam início de ferrovia do MT

22/01/2013 - Só Notícias

A Ferrovia da Integração Centro-Oeste (Fico) deverá ser entregue apenas em 2015. A afirmação é do presidente da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja), Carlos Fávaro, que participou, nesta manhã, da audiência pública no Senado Federal, sobre o andamento das obras da ferrovia, que ligará Goiás a Lucas do Rio Verde. Segundo ele, a reunião foi positiva, envolvendo vários representantes políticos mato-grossenses e entidades organizadas. "A Valec está desenvolvendo um novo projeto executivo, um pouco mais amplo, detalhado, com previsão de conclusão para 2013 e obra conclusa em mais dois anos, no final de 2015", explicou ao Só Notícias.

A audiência de hoje, realizada pela Comissão de Infraestrutura, a secretária de Fiscalização de Obras do Tribunal de Contas da União (TCU), Juliana Monteiro de Carvalho, informou que erros como ausência de detalhamento de elementos estruturais de pontes e viadutos e falta de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) foram detectados pelo órgão, que recomendou a interrupção do processo licitatório. Com isto, o novo projeto deve ser finalizado até 2013. Em seguida, devem começar os trabalhos.

Juliana reforçou que os problemas de projeto são comuns e estão entre as mais frequentes causas de atraso em obras ferroviárias no país.