Edital prevê duas estações do TAV em Campinas

14/12/2013 - Jornal Todo Dia

Jonas Donizette (PSB), prefeito eleito de Campinas, ofereceu área para Etav

A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) confirmou que Campinas terá duas estações do TAV (Trem de Alta Velocidade). Além da estação no Aeroporto Internacional de Viracopos, que desde o começo constava no projeto, haverá também um ponto na Estação Ferroviária do Centro. O meio de transporte vai ligar o Aeroporto Internacional de Viracopos a São Paulo e ao Rio de Janeiro.

Ontem, o edital para a construção da obra, que prevê investimentos de R$ 35,6 bilhões, foi publicado. O leilão está marcado para o dia 19 de setembro de 2013 e a previsão é que a construção seja concluída até 2020. O prazo de concessão será de 40 anos.

O edital do trem-bala obriga a construção de estações na área da Estação Barão de Mauá (RJ), no Aeroporto Internacional Maestro Antonio Carlos Jobim (Galeão), em Barra Mansa/Volta Redonda (RJ), em São José dos Campos (SP), no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos e na área do Aeroporto de Campo de Marte, além das duas campineiras.

Novidade

O escritório regional de Campinas da Etav (Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade), que será responsável pela obra, começa a operar a partir de janeiro. O prefeito eleito, Jonas Donizette (PSB), contou que, no encontro que teve ontem com o presidente da estatal, Bernardo Figueirdo, uma sala do prédio da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) foi disponibilizada para a instalação. O gerente da regional será definido em janeiro.

As tarifas serão livremente fixadas pela concessionária, observada a tarifa-teto quilométrica para os serviços ferroviários com ou sem paradas em estações intermediárias, de valor máximo equivalente a R$ 0,49. Do total de assentos de cada composição, 60% da capacidade deve ser destinada à classe econômica.

O documento, no entanto, exclui a estação na cidade de Aparecida, em São Paulo, que havia sido confirmada pelo presidente Bernardo Figueiredo, no início do mês.

Por Thiago Rovêdo

Fonte: Jornal Todo Dia de Americana/SP