Ministro vai a Rondonópolis inaugurar trecho da Ferronorte

29/01/2013 - Só Notícias

O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, deve vir a Rondonópolis, nas próximas semanas, inaugurar o novo trecho da Ferrovia Vicente Vuolo, cujos trilhos já chegaram à cidade no final do ano passado. No local, máquinas trabalham na construção do terminal de cargas - o maior da América do Sul, localizada a 28 km do centro, numa área de 385 hectares. No local, o carregamento poderá se dar simultaneamente em dois trens de 120 vagões. O pátio terá capacidade para 1.200 caminhões.

A chegada dos trilhos a Rondonópolis trará novo incremento para a economia da região em decorrência da geração de emprego e renda e do aumento da arrecadação de impostos.

A partir de Rondonópolis, os trilhos da ferrovia devem avançar em direção a Cuiabá. O estudo de viabilidade técnica e financeira está sob responsabilidade do Governo do Estado, a quem caberá avaliar os impactos ambientais.

Apenas para dar uma idéia das vantagens do transporte por ferrovias, uma locomotiva com 86 vagões de 70 toneladas cada um pode transportar, em uma única viagem, pouco mais de 6 mil toneladas de carga. Isso significa a carga de 172 carretas de 35 toneladas cada uma. E mais: o frete da tonelada é muito mais barato.

A redução do custo do frete torna os nossos produtos ainda mais competitivos no mercado internacional.

Além de inaugurar o novo trecho da Ferrovia Vicente Vuolo, o ministro deve, também, visitar alguns trechos da BR-163/364 que devem ser duplicados.